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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tendemos esta ação criativa como uma “[...] possibilidade de
estar em processo de criação, que é a maneira humana de
fazer cultura.” (ROSAS, 2008 p.31), através da transformação
das regras dos jogos, inicialmente propostos, sendo eles de
vôlei, futsal e sete cacos. Com isto, os estudantes transfor-
maram os jogos de salão em jogos populares, materializan-
do esses jogos com os implementos disponíveis, e que eram
possíveis para a execução do jogo. Possibilitando assim, que
os estudantes se expressassem através das ações e decisões
durante esse momento de criação, havendo interação com
os conteúdos e com os próprios companheiros de classe.
As últimas práticas educativas ocorreram no dia 30 de
outubro de 2017, encerrando as atividades com o conteú-
do jogo. Ao término das práticas, conversamos com os es-
tudantes na intenção de ouvi-los, buscando uma avaliação
dos estudantes sobre os sujeitos que assumiram a postura
docente neste período de prática. As falas, aos poucos, vie-
ram. Os estudantes agradeceram nossa contribuição e elo-
giaram a maneira como estávamos mediando às práticas.
As falas apresentaram em sua essência, elementos que
nos levaram a refletir a relação educador-educando cons-
truída durante toda a experiência, uma relação mediada
pelo conhecimento de mundo, de sujeito e, de vida. É neste
sentido que, não sendo suficiente retratar esta experiência,
destacando apenas o campo de prática, Educação Física.
Foi preciso reinventá-la, dando outro sentido e significado
a uma experiência que, enfrentou os desafios de ter como
campo uma escola pública brasileira, marcada por uma edu-
cação conservadora e, ter como sujeitos que assumiram
postura docente, estudantes que buscaram por meio de
suas práticas e da relação educador-educando, avançarem
no caminho da superação dessa educação conservadora.
A EXPERIÊNCIA REINVENTADA
Dizer das relações humanas é tratar da realidade con-
siderando as contradições, as possibilidades de transfor-
mação e, também, a negação do sujeito enquanto ser de