1630
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
na intenção de verificar qual a importância desta relação na
prática educativa que não ver o ato de ensinar como trans-
ferir conhecimento.
Para isto, as ideias do Educador Paulo Freire presentes
em suas obras Pedagogia da Autonomia: saberes necessá-
rios a prática educativa (2015), e, Pedagogia do Oprimido
(1983) constituem a base teórica do estudo. Convencidos de
que são nas ideias de Paulo Freire que podemos encontrar
elementos de melhor compressão quando transitamos en-
tre as dimensões de prática educativa, ensino, e educação
física escolar, acreditando num contexto de educação que
faz questão em estimular o pensar autêntico de ambos os
sujeitos da aprendizagem. Uma educação que pense o edu-
cador como “[...] um companheiro dos educandos, em suas
relações com estes.” (FREIRE, 1983, p.71).
Trata-se de um estudo descritivo de cunho qualitativo
argumentativo, uma vez que “[...] se preocupa com o que
não pode ser quantificado, ou seja, trabalham com o univer-
so de significados, motivos, aspirações [...]” (MINAYO, 2009
p. 21). Utilizando dos relatos de experiência elaborados du-
rante o período do exercício da prática educativa com os
estudantes do ensino médio de uma escola de Referência
do Recife, como também das obras Pedagogia do Oprimi-
do (1983) e Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à
prática educativa (2015).
A EXPERIÊNCIA
Movidos pela curiosidade em aprender, damos início
as práticas educativas nas aulas de educação física, com as
turmas do Ensino médio, que ocorreram entre o período de
18 de setembro a 30 de outubro, semanalmente, nas segun-
das-feiras, compreendendo seis semanas de práticas. Estas
práticas foram realizadas pelos estudantes do quinto perío-
do de Licenciatura em Educação Física, juntamente com os
dois professores responsáveis pela turma, o professor de
Educação Física membro da escola de Referência do Recife,
e os estudantes da escola referida.