XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1627
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
prática em educação (ao lidar com o desinteresse de alguns
alunos), ou algumas dificuldades de relacionamento em sala
de aula, ou seja, foi um momento de repensar a minha prá-
tica e a minha escolha profissional ao me deparar com um
situação tão adversa em sala de aula e na escola como um
todo (o desânimo das professoras e a grande quantidade de
queixas por parte das mesmas).
Observei que, o fato de, na condição de estagiária, ao
trazer propostas novas para a prática, era vista com estra-
nhamento e julgamento por parte das professoras mais an-
tigas, explicitados em frases como “você é nova, por isso, se
preocupa em trazer essas coisas”; “quando chegar na práti-
ca, vai ser diferente”.
Tais vivências me levaram a pensar: Quais as mudan-
ças que ocorrem entre o processo de formação docente na
universidade, e a prática profissional? É possível manter a
esperança em relação à educação? O quanto da referência
de Freire atinge a prática e a reflexão desses professores em
formação?
Partindo das minhas experiências e das leituras acerca
do autor estudado, busco aqui compreender de uma manei-
ra mais clara, possíveis caminhos a serem percorridos que
respondam aos questionamentos acima (e tragam outros),
a partir do projeto que desenvolverei na Iniciação Científi-
ca, conforme exposto anteriormente e que tem Paulo Freire
como objeto de estudo.
REFERÊNCIA
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. 50ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2015.