1626
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
servado nas falas dos alunos, à medida em que eu propunha
questões para reflexão e alguns deles traziam falas autode-
preciativas “eu não consigo” ou “eu sou muito burro”.
Um dos mais significativos “pontos de tensão” entre
minhas trocas de experiências com a professora da turma, se
deu quando a mesma, ao conversar comigo sobre os apren-
dizados que vivenciou durante a universidade, disse: “não
aguento mais essas baboseiras de Paulo Freire”, sendo que
a minha metodologia de atuação no estágio era apoiada no
pensamento freireano. No entanto, quando eu assumi a sala
de aula, a mesma não compartilhou desse espaço comigo,
retornando apenas no último dia de aula.
Segui minha experiência como docente em formação,
refletindo e praticando princípios que consideram o dever
do educador em contribuir na capacidade crítica e na curio-
sidade de seu educando, contribuindo na aproximação do
conhecimento com rigorosidade metódica e intelectual, que
deve estar desenvolvida em seu interior.
Durante as minhas observações, percebia que a turma
não trabalhava a prática da pesquisa e também não tinha a
experiência de trabalhar em grupo. Diante disso, inseri al-
gumas iniciativas nesta direção, como a proposta de que
os alunos trouxessem encartes de supermercado para a
realização de atividades relacionadas ao descarte de resí-
duos. Além disso, trouxe propostas de jogos pedagógicos
que incentivassem a dimensão do coletivo e da cooperação.
Talvez, pela falta de vivenciar situações coletivas e de não
exercerem a tarefa de casa, eu observava muita dificuldade
por parte dos alunos para desenvolverem tais atividades.
Para Freire, ensinar exige ser desafiado pelo novo, o
qual é enriquecedor, inovador e principalmente, exige res-
peito à autonomia do ser do educando. É por meio da pes-
quisa que se pode desvendar aquilo que ainda não sabe ou
desvendar o novo.
A partir dessa minha primeira experiência docente,
pude vivenciar questões que Freire desenvolve, como por
exemplo, a perseverança ao lidar com algumas limitações da