XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1621
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
turas democratizantes devem ser criadas, deixando de lado
modelos de autoritários que inibem a participação.
Como já mencionado, este resumo refere-se à parte
de uma pesquisa que está em andamento, portanto, espe-
ra-se poder refletir mais profundamente a respeito da de-
mocracia proposta por Freire e as relações existentes entre a
educação para a democracia nas histórias de vida de profes-
sores e a configuração de seus espaços de trabalho.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1967.
________.
Pedagogia da Esperança
: Um reencontro com a
Pedagogia do Oprimido. RJ: Paz e Terra, 1992.
________.
Pedagogia do Oprimido
. 17. ed. RJ: Paz e Terra,
1987.
________.
Política e educação
: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cor-
tez, 2001.
WEFFORT, Francisco C..
Educação e Política
: Reflexões so-
ciológicas sobre uma pedagogia da Liberdade. In.:
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967