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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
há crescimento democrático sem a tolerância. Tolerância
que não deve negar o próprio modo de sonhar daquele que
tolera, nem tampouco negar a possibilidade de diálogo que
vise o crescimento dos diferentes envolvidos.
Há que sermos respeitados e respeitarmos, no sentido
amplo da palavra, pois todos devemos usufruir do direito de
sermos diferentes, sem sermos discriminados ou banidos da
vida. Sobre isso, Freire nos fala sobre o respeito, a tolerância
e ao mesmo tempo da não neutralidade do professor:
Não pode haver caminho mais ético, mais verda-
deiramente democrático do que testemunhar aos
educandos como pensamos, as razões por que
pensamos desta ou daquela forma, os nossos so-
nhos, os sonhos por que brigamos, mas, ao mesmo
tempo, dando-lhes provas concretas, irrefutáveis,
de que respeitamos suas opções em oposição às
nossas (2001, p. 21).
Podemos perceber o quão ético é adotar uma postura
democrática, pois a prática educativa implica decisões, colo-
car-se contra ou a favor de algo ou alguém. É estar sempre
atento ao seu discurso e sua prática. Quanto a isso, Freire
(2001, p. 38) diz que
O que quero deixar claro é que um maior nível de
participação democrática dos alunos, dos professo-
res, das professoras, das mães, dos pais, da comuni-
dade local, de uma escola que, sendo pública, pre-
tenda ir tornando-se popular, demanda estruturas
leves, disponíveis à mudança, descentralizadas, que
viabilizem, com rapidez e eficiência, a ação gover-
namental. As estruturas pesadas, de poder centrali-
zado, em que soluções que precisam de celeridade,
as arrastam de setor a setor, à espera de um pa-
recer aqui, de outro acolá, se identificam e servem
a administrações autoritárias, elitistas e, sobretudo,
tradicionais, de gosto colonial.
A educação progressista, portanto, não pode existir
sem esta postura democrática que deve ser vivida na coti-
dianidade do fazer pedagógico, que envolve liber0dade e
deixa de lado o autoritarismo e a opressão. Para isso, estru-