XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1617
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO
EM PAULO FREIRE
Luzia Lopes
1
Moacir Fernando Viegas
2
Este trabalho contempla parte da pesquisa de disserta-
ção intitulada “A educação para a democracia nas histórias de
vida de professores”, que está sendo desenvolvida no Curso
de Mestrado em Educação, da Universidade de Santa Cruz
do Sul-UNISC. A pesquisa tem como objetivo geral descrever,
compreender e analisar os processos de democracia expe-
rienciados pelos professores e em que medida contribuíram/
dificultaram as práticas democráticas no trabalho dos docen-
tes. Como objetivos específicos, pretende investigar a expe-
riência da democracia através das histórias de vida de profes-
sores em diferentes dimensões que se entrelaçam: formação
na educação básica, formação em nível superior e pós uni-
versitária, formação na prática profissional e participação na
sociedade e problematizar a educação tradicional e a cultura
de hierarquização das relações sociais presentes nos mais di-
versos espaços sociais e os riscos que apresentam à constru-
ção de uma sociedade mais justa e democrática.
A pesquisa é de tipo qualitativa e se apoiará em his-
tórias de vida de docentes da escola pública, por meio de
entrevistas semiestruturadas.
Paulo Freire se dedicou a pensar uma educação liber-
tadora e democrática, capaz de construir com os envolvidos
a criticidade em relação ao mundo, possibilitando a interven-
ção dos mesmos em uma mudança social possível. Para ele,
haveríamos que considerar a política com humildade, com-
paixão e, utilizá-la como forma de luta contra as injustiças
humanas.
1
UNISC- Mestrado em Educação, Bolsista CNPq. E-mail:
lusya.lopes@ hotmail.com2
UNISC- Mestrado/Doutorado em Educação, Professor adjunto. E-mail:
viegas@unisc.br