XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1623
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
DESMISTIFICANDO PAULO
FREIRE: REVITALIZANDO A LEITURA
DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
1
Thaís Cauzzi Ramilho
2
Prezados leitores,
Esta carta narra uma experiência referente à pesqui-
sa realizada no
estágio curricular obrigatório desenvolvido
com uma turma do 4º ano dos anos iniciais da rede pública
de ensino, que originou como novo objeto de estudo: Paulo
Freire e suas possíveis contribuições no cotidiano escolar.
Sou aluna do curso de Pedagogia desde agosto de
2013, em uma universidade comunitária do Rio Grande do
Sul. Ao longo deste percurso, pude vivenciar e atuar em dife-
rentes áreas. Partindo de um exercício crítico reflexivo sobre
minha prática docente com anos iniciais, juntamente com
outros profissionais da educação, por meio de relatos de
experiências e vivências trocadas, surgiu a oportunidade de
dar início a um projeto na Iniciação Científica, como bolsista
no Programa PIBIC-CNPq, sendo que meu objeto de estudo
e investigação se inicia juntamente com esta carta pedagó-
gica, a qual contribui com minha reflexão sobre a prática em
minha etapa final do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Esta carta foi produzida com o objetivo de análise às
contribuições de Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Au-
tonomia e suas evidências presentes no cotidiano da edu-
cação básica, através de observações realizadas no espaço
escolar em uma escola de rede pública de ensino na cidade
1
A presente carta elaborada foi inspirada na prática docente realizada no
ano de 2017 durante o período de estágio III do curso de Licenciatura em
Pedagogia, o qual orienta o aluno a atuar com anos iniciais, originando o
título desta carta pedagógica: “Desmistificando Paulo Freire: Revitalizando
a leitura de Pedagogia da Autonomia”.
2
Universidade de Caxias do Sul, Bolsista de Iniciação Científica – Programa
PIBIC-CNPq. E-mail:
tcramilho@ucs.br.Coorientadora: Joanne Cristina Pedro