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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de Caxias do Sul. O interesse pelo assunto foi despertado

através das práticas docentes curriculares assistidas em uma

turma de 4º ano do Ensino Fundamental no ano de 2017.

Esta turma possuía dezessete alunos, juntamente com sua

professora titular formada no curso de magistério em nível

de Ensino Médio e graduada em Licenciatura em Pedagogia,

atuando com anos iniciais na rede pública há 11 anos.

Ao destacar a obra Pedagogia da Autonomia e sua

relevância na trajetória do educador, Freire (2015) aborda

questões referente a compreensão da prática docente na

dimensão social da formação do ser humano. Sua pedago-

gia é “fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria

autonomia do educando”(p.11).

A necessidade de o educador exercitar uma postura

cuidadosa, o conduz a exercer práticas éticas de humani-

zação, o exercício de autorreflexão crítica e o saber-ser da

sabedoria, ações estas que contribuem na leitura crítica de

fatos reais. É por esta ética inseparável da prática educati-

va, não importando se trabalhamos com crianças, jovens ou

adultos, que devemos lutar (p.19).

Exercícios como a prática da ética de humanização,

autorreflexão crítica e respeito ao educando foram pouco

observados ao longo da minha vivência como estagiária, na

qual, o diálogo não acontecia e nem havia permissão por

parte da educadora para que o mesmo acontecesse, sendo

ela a detentora do saber, abusando de sua autoridade em

sala de aula, onde o respeito por seus alunos era inexistente.

Nesta prática, eu observava a postura corporal e comporta-

mental dos educandos que demonstrava desinteresse, can-

saço e desmotivação diante das propostas das aulas, visto

que não tinham voz ativa.

A dinâmica docente, na maioria das vezes, não demons-

trava contribuir com a aprendizagem dos alunos, não sendo

desafiados a questionar e não acontecendo a superação de

suas possíveis dúvidas, mantendo sempre sua postura séria,

exigente e bastante rígida, dificultando a criação de vínculos

afetivos entre ela e seus alunos. Neste período ouvi muitas