1624
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de Caxias do Sul. O interesse pelo assunto foi despertado
através das práticas docentes curriculares assistidas em uma
turma de 4º ano do Ensino Fundamental no ano de 2017.
Esta turma possuía dezessete alunos, juntamente com sua
professora titular formada no curso de magistério em nível
de Ensino Médio e graduada em Licenciatura em Pedagogia,
atuando com anos iniciais na rede pública há 11 anos.
Ao destacar a obra Pedagogia da Autonomia e sua
relevância na trajetória do educador, Freire (2015) aborda
questões referente a compreensão da prática docente na
dimensão social da formação do ser humano. Sua pedago-
gia é “fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria
autonomia do educando”(p.11).
A necessidade de o educador exercitar uma postura
cuidadosa, o conduz a exercer práticas éticas de humani-
zação, o exercício de autorreflexão crítica e o saber-ser da
sabedoria, ações estas que contribuem na leitura crítica de
fatos reais. É por esta ética inseparável da prática educati-
va, não importando se trabalhamos com crianças, jovens ou
adultos, que devemos lutar (p.19).
Exercícios como a prática da ética de humanização,
autorreflexão crítica e respeito ao educando foram pouco
observados ao longo da minha vivência como estagiária, na
qual, o diálogo não acontecia e nem havia permissão por
parte da educadora para que o mesmo acontecesse, sendo
ela a detentora do saber, abusando de sua autoridade em
sala de aula, onde o respeito por seus alunos era inexistente.
Nesta prática, eu observava a postura corporal e comporta-
mental dos educandos que demonstrava desinteresse, can-
saço e desmotivação diante das propostas das aulas, visto
que não tinham voz ativa.
A dinâmica docente, na maioria das vezes, não demons-
trava contribuir com a aprendizagem dos alunos, não sendo
desafiados a questionar e não acontecendo a superação de
suas possíveis dúvidas, mantendo sempre sua postura séria,
exigente e bastante rígida, dificultando a criação de vínculos
afetivos entre ela e seus alunos. Neste período ouvi muitas