XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1629
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSINAR
NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO
Thamiris Izidoro da Silva
1
INTRODUÇÃO
O presente estudo foi criado a partir de questões
que emergem da prática educativa em Educação Física na
Educação Básica. Trata-se de um relato de experiência que
apresenta inquietações fruto destas práticas educativas que
ocorreram numa escola de Referência do Recife, durante o
segundo semestre de 2017, tendo como público estudan-
tes do ensino médio. As práticas educativas, neste contexto,
são compreendidas como atividades didáticas presentes no
componente curricular Fundamentos Teóricos- Metodológi-
cos da Educação Física no Ensino Fundamental II Segmento
e Ensino Médio, fazendo parte do curso de Licenciatura em
Educação Física na Universidade de Pernambuco ESEF-UPE.
As práticas educativas em Educação Física tornaram-
-se campo de estudo para maior compreensão sobre o en-
sino, a escola, os sujeitos que dela fazem parte, e sobre a
relação educador-educando que é construída no ambiente
educativo, escola.
Um fator que influenciou o estudo foi a escuta realiza-
da aos estudantes da escola, onde, em suas falas, afirmavam
que as práticas educativas tinham estimulado a curiosidade
em aprender mais, a alegria da descoberta sobre o desco-
nhecido, e o despertar da esperança presente no movimento
dialético ensinar-aprender. Estas afirmações trazem elemen-
tos que nos levam a problematizar a educação e a prática
educativa em Educação Física que estamos realizando. Nes-
te contexto, a relação educador-educando ganha expressão
e significado em campo, enquanto objeto de estudo, quan-
do objetiva-se compreender a relação educador-educando,
1
Estudante do curso Licenciatura em Educação Física. Universidade de Per-
nambuco ESEF-UPE. E-mail:
vinharibas@hotmail.com