XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1631
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Para estes anos da escola básica, Betti e Zuliani (2002)
nos esclarecem que a Educação Física deve apresentar ca-
racterísticas próprias e inovadoras, que levem em conside-
ração a fase cognitiva e afetivo-social que os adolescentes
alcançaram. Para tanto, consideram que a prática da Educa-
ção física deve ser enriquecida com significado para o pró-
prio estudante. Foi com este olhar sobre a Educação Física,
inserida no contexto da escola básica, que iniciamos a fase
do planejamento das aulas.
Sob a condição de cumprir com a exigência do pla-
no de ensino do professor
efetivo da escola, planejamos as
aulas sobre dois conteúdos da educação física, sendo eles,
lutas e jogos, que compreenderam duas unidades distintas.
Os conteúdos específicos de cada aula foram pensa-
dos logo após a primeira visita a escola, onde, estudantes da
Universidade de Pernambuco, professores e coordenação
da escola esclareciam juntos, questões sobre a instituição.
Como por exemplo, questões sobre o Projeto Político Peda-
gógico da escola, sendo este, o documento que engloba os
objetivos a serem alcançados, compreendendo que a escola
é um espaço político de formação de cidadãos conscientes
e críticos, num processo de ensino- aprendizagem.
Conhecedores do plano de ensino elaborado pelo
professor da escola e, cientes dos objetivos da escola en-
quanto espaço de formação, elaboramos os primeiros pla-
nos de aula. Tratando de abordar a luta enquanto fenôme-
no geral, sem destacar suas especificidades, intencionando
uma diagnose com estudantes para avaliarmos os saberes
acerca do conteúdo, e buscando elementos que ajudassem
na construção dos próximos planos. Em algumas turmas
tratamos das categorias comuns a todas as lutas, o ata-
que, o controle e a defesa, bem como da história da luta e
como esta se apresenta em nossos dias. Em todas as prá-
ticas educativas houve ampla participação das turmas e os
estudantes mostraram-se receptivos ao conteúdo, alguns,
com vivências fora da escola, com treinos de Jiu jitsu, judô,
Boxe, etc.