1632
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Para dar continuidade a unidade com o conteúdo luta,
escolhemos duas modalidades das lutas, sendo elas, a Esgri-
ma, para ser abordado especificamente nos terceiros anos,
e o Boxe na turma do segundo ano. Estes dois conteúdos
se justificam pela referência a diagnose ocorrida na semana
anterior, visto que, não foi sabido por maior parte dos estu-
dantes. A esgrima, por exemplo, não foi citada como acervo
dos estudantes, nem como sendo parte dos conteúdos pre-
sentes nos anos anteriores de Educação Física escolar, nem
como vivência para além da escola.
Diante desta realidade, construímos uma lógica para a
organização do conhecimento, iniciamos a abordagem so-
bre a luta partindo do contexto histórico, situando no ano
e no período de sua chegada no Brasil, em seguida, foram
faladas as regras, os equipamentos e vestimentas, para na
continuidade haver a elaboração de algum implemento, se
assim fosse necessário.
Em conformidade com o programa de ensino do pro-
fessor, a luta foi bem mais relacionada com a saúde, visto
que, um dos objetivos/ competências a serem desenvolvi-
das abordavam o estudo da luta confrontando a resistência
orgânica geral e a resistência muscular localizada
.
E isto foi
respeitado, pois, tratava-se de uma exigência para que as
práticas educativas ocorressem naquela escola.
As aulas sobre o conteúdo luta foram seguindo a lógi-
ca referida, e encerraram-se no dia 02 de outubro de 2017.
Durante as práticas educativas, com este conteúdo, destaca-
mos a elaboração de atividades com materiais de fácil con-
fecção, qualificando as práticas com dinamismo, o que nos
leva a pensar que o não-sucesso das aulas de Educação Fí-
sica pode não estar relacionado com a falta do material ofi-
cialmente adequado para a práxis. Peixoto e Azevedo (2017)
em estudo sobre materiais alternativos na educação física
constatam que a reclamação a respeito dos recursos mate-
riais é recorrente por grande parte dos professores em todo
o Brasil, mas a falta destes recursos pode abrir espaço para
momentos de interação, de diálogo e compartilhamentos
na produção de materiais.