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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Para dar continuidade a unidade com o conteúdo luta,

escolhemos duas modalidades das lutas, sendo elas, a Esgri-

ma, para ser abordado especificamente nos terceiros anos,

e o Boxe na turma do segundo ano. Estes dois conteúdos

se justificam pela referência a diagnose ocorrida na semana

anterior, visto que, não foi sabido por maior parte dos estu-

dantes. A esgrima, por exemplo, não foi citada como acervo

dos estudantes, nem como sendo parte dos conteúdos pre-

sentes nos anos anteriores de Educação Física escolar, nem

como vivência para além da escola.

Diante desta realidade, construímos uma lógica para a

organização do conhecimento, iniciamos a abordagem so-

bre a luta partindo do contexto histórico, situando no ano

e no período de sua chegada no Brasil, em seguida, foram

faladas as regras, os equipamentos e vestimentas, para na

continuidade haver a elaboração de algum implemento, se

assim fosse necessário.

Em conformidade com o programa de ensino do pro-

fessor, a luta foi bem mais relacionada com a saúde, visto

que, um dos objetivos/ competências a serem desenvolvi-

das abordavam o estudo da luta confrontando a resistência

orgânica geral e a resistência muscular localizada

.

E isto foi

respeitado, pois, tratava-se de uma exigência para que as

práticas educativas ocorressem naquela escola.

As aulas sobre o conteúdo luta foram seguindo a lógi-

ca referida, e encerraram-se no dia 02 de outubro de 2017.

Durante as práticas educativas, com este conteúdo, destaca-

mos a elaboração de atividades com materiais de fácil con-

fecção, qualificando as práticas com dinamismo, o que nos

leva a pensar que o não-sucesso das aulas de Educação Fí-

sica pode não estar relacionado com a falta do material ofi-

cialmente adequado para a práxis. Peixoto e Azevedo (2017)

em estudo sobre materiais alternativos na educação física

constatam que a reclamação a respeito dos recursos mate-

riais é recorrente por grande parte dos professores em todo

o Brasil, mas a falta destes recursos pode abrir espaço para

momentos de interação, de diálogo e compartilhamentos

na produção de materiais.