Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1638 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1638 / 2428 Next Page
Page Background

1638

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cacional que vive em conflito entre a vontade da superação

e, a manutenção do aparentemente imutável. Referimo-nos,

respectivamente, aos modelos de educação Progressista e

Conservadora. Já a experiência reinventada, ultrapassou a

dimensão de falar da realidade como algo estático, tratou

de dialogar com as ideias, conceitos e princípios, a partir

da experiência contada, buscando elementos para melhor

compreensão da relação educador-educando.

Portanto, concluímos que a prática educativa em Edu-

cação Física no contexto da escola básica, pode pensar-fazer

o de ensino para além do transferir conhecimento e que,

para isto, precisa compreender a importância da relação

educador-educando no processo educativo. Destacando a

importância da escola, do conhecimento que nela é siste-

matizado e da Educação Física, já que a mesma está inse-

rida no espaço pedagógico. Ousando olhar essas relações

como algo inacabado, inconcluso. Considerando os sujeitos

da práxis como sujeitos de cultura, de história, e de conhe-

cimento. E que podem, juntos, construir saberes necessários

à prática educativa.

REFERÊNCIAS

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto.

Educação física esco-

lar: uma proposta de diretrizes pedagógicas.

Revis-

ta Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 1,

Número 1, 2002.

COLETIVO DE AUTORES.

Metodologia do Ensino da Edu-

cação Física

. São Paulo: Cortez, 1992. Coleção Magis-

tério 2° grau – série formação do professor.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessários

à prática educativa. Ed. 51, São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. Ed.13, Rio de Janei-

ro: Paz e Terra,1983.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). 

Pesquisa Social.

Teoria, método e criatividade

. 28 ed. Petrópolis: Vo-

zes, 2009.