1638
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cacional que vive em conflito entre a vontade da superação
e, a manutenção do aparentemente imutável. Referimo-nos,
respectivamente, aos modelos de educação Progressista e
Conservadora. Já a experiência reinventada, ultrapassou a
dimensão de falar da realidade como algo estático, tratou
de dialogar com as ideias, conceitos e princípios, a partir
da experiência contada, buscando elementos para melhor
compreensão da relação educador-educando.
Portanto, concluímos que a prática educativa em Edu-
cação Física no contexto da escola básica, pode pensar-fazer
o de ensino para além do transferir conhecimento e que,
para isto, precisa compreender a importância da relação
educador-educando no processo educativo. Destacando a
importância da escola, do conhecimento que nela é siste-
matizado e da Educação Física, já que a mesma está inse-
rida no espaço pedagógico. Ousando olhar essas relações
como algo inacabado, inconcluso. Considerando os sujeitos
da práxis como sujeitos de cultura, de história, e de conhe-
cimento. E que podem, juntos, construir saberes necessários
à prática educativa.
REFERÊNCIAS
BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto.
Educação física esco-
lar: uma proposta de diretrizes pedagógicas.
Revis-
ta Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 1,
Número 1, 2002.
COLETIVO DE AUTORES.
Metodologia do Ensino da Edu-
cação Física
. São Paulo: Cortez, 1992. Coleção Magis-
tério 2° grau – série formação do professor.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessários
à prática educativa. Ed. 51, São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. Ed.13, Rio de Janei-
ro: Paz e Terra,1983.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.).
Pesquisa Social.
Teoria, método e criatividade
. 28 ed. Petrópolis: Vo-
zes, 2009.