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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
forma de questionar a realidade em tempos de consumo, de
corrupção e ódio ao outro. Os Deuses da mitologia fazem
referência ao povo que cega diante da televisão, represen-
tada pelo Cavalo de Tróia, que entra diariamente nas casas
e manipula o telespectador. Que tenhamos o discernimen-
to filosófico de compreender e desconstruir essa estrutura.
Com diz Aristóteles; “A dúvida é o princípio da sabedoria”.
Partindo da fala coletada na pesquisa sócio antropoló-
gica: “A TV não tem culpa, as pessoas que não sabem usar.”,
construímos com os educandos o projeto “Fique de Olho”!
Os estudos foram iniciados a partir da problemática:
“Tudo o que lemos e o que assistimos é verdadeiro?
A partir disso, fizemos a relação do Cavalo de Tróia com
a TV, veículo de comunicação mais utilizado pelas famílias.
Ela é um típico “presente de grego”, que chega na nossa casa
com propagandas que induzem ao consumismo, programa-
ções com conteúdos impróprios ao público infantil, propa-
gandas de bebidas alcoólicas banalizando a mulher e notícias
com informações distorcidas da realidade. Concluímos que
precisamos estar atentos ao que lemos e assistimos e nos
questionar: Quem disse? Como disse? Que intenções têm?
Concebemos esta prática como algo significativo e de
grande importância na vida dos educandos, pois, apesar de
serem crianças, levantaram hipóteses e questionamentos,
construindo conhecimentos. Esta construção, não está nos
livros didáticos e sim nos registros que estes fizeram a pu-
nho a partir das leituras e discussões realizadas.
Para o Educador Paulo Freire (2000), a educação pre-
cisa se basear no estímulo ao pensar crítico e à curiosidade,
oferecendo um espaço de formação crítica para possibilitar
que os sujeitos deixem de lado a compreensão ingênua das
mensagens transmitidas pelos meios de comunicação e pos-
sam exercer, de maneira plena e consciente, sua cidadania.
Diante disso, cabe à nós educadores (as), uma pro-
funda reflexão quanto ao papel na construção de uma edu-
cação de qualidade social e da função social que a escola
precisa desempenhar.