XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1611
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
xivos também podem se manifestar e resultar em ação em
sociedade, de forma que o indivíduo consiga romper barrei-
ras de opressão.
REFERÊNCIAS
BOSI, Alfredo.
História concisa da literatura brasileira
. São
Paulo: Cultrix, 2006.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In
Vários escritos
.
São Paulo: Duas Cidades, 2011.
COSSON, Rildo.
Letramento literário:
teoria e prática. 2ª.
ed. São Paulo: Contextos, 2009.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler:
em três artigos
que se completam.
10.ed. São Paulo: Cortez, 1989.
______.
Educação como prática da liberdade.
São Paulo:
Paz e Terra, 2000.
______.
Educação e mudança.
São Paulo: Paz e Terra, 2001.
______.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
______.
Pedagogia do oprimido.
São Paulo: Paz e Terra,
1987.
LLOSA, Mario Vargas. Prólogo
in
A verdade das mentiras.
São Paulo: Arx, 2004.
MOISÉS, Carlos Felipe (Org.).
Poesia faz pensar.
São Paulo:
Ática, 2011.
PAZ, Octavio.
O arco e a lira.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1982.
QUENTAL, Antero.
Tormento Ideal
in
MOISÉS, Carlos Felipe
(Org.). Poesia faz pensar. São Paulo: Ática, 2011.
RAMOS, Flávia Brocchetto.
Literatura na escola:
da concep-
ção à mediação do PNBE. Caxias do Sul: Educs, 2013.
SOARES, Magda.
Letramento:
um tema em três gêneros.
Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.