Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1611 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1611 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1611

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

xivos também podem se manifestar e resultar em ação em

sociedade, de forma que o indivíduo consiga romper barrei-

ras de opressão.

REFERÊNCIAS

BOSI, Alfredo.

História concisa da literatura brasileira

. São

Paulo: Cultrix, 2006.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In

Vários escritos

.

São Paulo: Duas Cidades, 2011.

COSSON, Rildo.

Letramento literário:

teoria e prática. 2ª.

ed. São Paulo: Contextos, 2009.

FREIRE, Paulo.

A importância do ato de ler:

em três artigos

que se completam.

10.ed

. São Paulo: Cortez, 1989.

______.

Educação como prática da liberdade.

São Paulo:

Paz e Terra, 2000.

______.

Educação e mudança.

São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessários à

prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

______.

Pedagogia do oprimido.

São Paulo: Paz e Terra,

1987.

LLOSA, Mario Vargas. Prólogo

in

A verdade das mentiras.

São Paulo: Arx, 2004.

MOISÉS, Carlos Felipe (Org.).

Poesia faz pensar.

São Paulo:

Ática, 2011.

PAZ, Octavio.

O arco e a lira.

Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

1982.

QUENTAL, Antero.

Tormento Ideal

in

MOISÉS, Carlos Felipe

(Org.). Poesia faz pensar. São Paulo: Ática, 2011.

RAMOS, Flávia Brocchetto.

Literatura na escola:

da concep-

ção à mediação do PNBE. Caxias do Sul: Educs, 2013.

SOARES, Magda.

Letramento:

um tema em três gêneros.

Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.