1610
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CONCLUSÃO
Enquanto vivemos, temos a necessidade de aprender
sobre nós mesmos, o outro e o mundo. Nesse processo de
aprendizagem, interagimos para atribuirmos sentido ao que
estamos aprendendo. Nesse sentido, a leitura literária pode
ser facilitadora das relações da pessoa com o mundo na sua
formação.
O ato da leitura literária pode favorecer o desmasca-
ramento de falsas ideias implantadas pela sociedade e ar-
madilhas discursivas. Também lemos criticamente para des-
velar contrastes e compreender melhor a complexidade dos
fenômenos e dos acontecimentos, a fim de que o mundo se
torne mais inteligível. Ler é uma tarefa que exige muito mais
do que decodificação de símbolos; a significação do texto
acontece a partir do repertório do leitor. O professor, na
condição de profissional aberto ao diálogo, que se interes-
sa e respeita saberes do educando, tem como necessidade
conhecer o seu aluno, saber de sua bagagem literária, seus
gostos e suas experiências.
No que se refere à estilística do poema, ela possibilita
a percepção da arte por meio da linguagem, o poder de sen-
sibilização que as rimas e a escolha das palavras pode trazer
ao leitor. A cadência dos versos também tem essa função de
sensibilizar. Logo, o leitor pode perceber o quanto o uso da
linguagem significa em determinados momentos. A expres-
são por meio da linguagem artística foi e continua sendo
instrumento de manifestação de ideias, valores, opiniões. A
poesia mostra-se como uma das formas de dizer a palavra e
conhecer mais sobre o mundo, o outro e nós mesmos.
Na poesia analisada percebemos que o tema “tor-
mento” e o significado que o eu lírico deu para ele torna
possível a reflexão sobre o assunto. Com isso, o aluno pode
desenvolver a própria autonomia ao aprender a identificar e
lidar com as emoções tanto suas, como do outro, facilitan-
do, assim, o convívio social. O gosto estético também pode
se desenvolver, facilitando a procura por outros textos que
possam despertar seu interesse. Os sensos críticos e refle-