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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Para que o aluno consiga constituir sua autonomia

enquanto leitor, é imprescindível que ele seja letrado, e

não apenas alfabetizado. Sobre esse tema, Soares (2014)

afirma que letramento é “[...] o resultado da ação de ensi-

nar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição

que adquire um grupo social ou um indivíduo como con-

sequência de ter-se apropriado da escrita.” (SOARES, 2014,

p.18). Ou seja, letramento está associado com a prática so-

cial do indivíduo.

Dentre os tipos de letramento existentes, destacare-

mos aqui o letramento literário. Segundo Cosson (2009),

trata-se de uma variação do letramento já apresentado por

Soares (2014), só que compreende, especificamente, os tex-

tos literários, que possuem uso diferenciado da escrita. A

leitura literária, especificamente, possui peculiaridades que

podem auxiliar na formação humana, em virtude de como

algumas temáticas são tratadas, bem como pelo uso que

fazem da linguagem de modo a demandar a ação ativa do

leitor na concretização do texto. Ao agir sobre o material

lido, o leitor age sobre sua própria existência.

Entendemos que ao possibilitar ao homem vivências e

sentimentos cotidianos, a literatura pode facilitar o conhe-

cimento de si e do mundo, e torna-se, então, um meio de

humanização. Além disso, por meio da leitura literária, so-

mos capazes de viver e sentir o que outro ser humano vive

e sente, ainda que tempo e espaço sejam diferentes. Estar

aberto à diversidade do mundo é condição para que a lite-

ratura cumpra seu papel humanizador, pois, ao ler, temos a

possibilidade de compreender o outro, mesmo que não o

aceitemos, pois literatura exige solidariedade.

A poesia, portanto, é resultado de sentimentos, emo-

ções, opiniões do poeta que, ao organizar o seu pensa-

mento por meio da linguagem verbal, coloca-o no papel,

potencializando-as.

Com base nas ideias de Cândido (2011) e Freire (1987)

sobre humanização, elencamos alguns critérios para o estu-

do da poesia.