XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1605
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Para que o aluno consiga constituir sua autonomia
enquanto leitor, é imprescindível que ele seja letrado, e
não apenas alfabetizado. Sobre esse tema, Soares (2014)
afirma que letramento é “[...] o resultado da ação de ensi-
nar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição
que adquire um grupo social ou um indivíduo como con-
sequência de ter-se apropriado da escrita.” (SOARES, 2014,
p.18). Ou seja, letramento está associado com a prática so-
cial do indivíduo.
Dentre os tipos de letramento existentes, destacare-
mos aqui o letramento literário. Segundo Cosson (2009),
trata-se de uma variação do letramento já apresentado por
Soares (2014), só que compreende, especificamente, os tex-
tos literários, que possuem uso diferenciado da escrita. A
leitura literária, especificamente, possui peculiaridades que
podem auxiliar na formação humana, em virtude de como
algumas temáticas são tratadas, bem como pelo uso que
fazem da linguagem de modo a demandar a ação ativa do
leitor na concretização do texto. Ao agir sobre o material
lido, o leitor age sobre sua própria existência.
Entendemos que ao possibilitar ao homem vivências e
sentimentos cotidianos, a literatura pode facilitar o conhe-
cimento de si e do mundo, e torna-se, então, um meio de
humanização. Além disso, por meio da leitura literária, so-
mos capazes de viver e sentir o que outro ser humano vive
e sente, ainda que tempo e espaço sejam diferentes. Estar
aberto à diversidade do mundo é condição para que a lite-
ratura cumpra seu papel humanizador, pois, ao ler, temos a
possibilidade de compreender o outro, mesmo que não o
aceitemos, pois literatura exige solidariedade.
A poesia, portanto, é resultado de sentimentos, emo-
ções, opiniões do poeta que, ao organizar o seu pensa-
mento por meio da linguagem verbal, coloca-o no papel,
potencializando-as.
Com base nas ideias de Cândido (2011) e Freire (1987)
sobre humanização, elencamos alguns critérios para o estu-
do da poesia.