1600
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
professor formador” (1996, p. 39). Esse é um exercício exi-
gente, que envolve humildade e ao mesmo tempo rigor.
Valorizar os saberes que chegam com estudante no
momento que esses adentram a escola, “os saberes da ex-
periência feito” (FREIRE, 2015), significa prestigiar esse es-
tudante por inteiro, com todas suas contradições, dúvidas,
certezas, saberes, desafios, incompletudes, curiosidades.
Mas, para isso é necessária uma desestabilização dos papeis
docentes, discentes e, quem sabe, da função educacional
escolar. A comunhão entre professor formador e educando
sinaliza um caminho de aproximação com o cotidiano esco-
lar, além do investimento na “compreensão estreita do que
é educação e do que é aprender” (FREIRE, 1996, p.44).
A ação se faz necessária, e para tal, o movimento do
conflito pode contribuir para que se pense de outro lugar.
A sala de aula, o espaço escolar que não aceita o conflito,
que o exclui e o ignora, não abre espaço para a evolução da
criticidade. Nesse sentido o papel do professor como aquele
que provoca, instiga, inquieta, questiona, escuta, entre tan-
tas outras ações se faz fundamental para que ambos evo-
luam crítica e epistemologicamente.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
A maratona pela tríade do conhecimento exige movi-
mentos, deslocamentos, ações e atitudes rumo a superação
da ingenuidade e a aproximação da conscientização.
Para que esse movimento que parte da curiosidade in-
gênua e transita para a crítica, com possíveis aproximações
com a curiosidade epistemológica aconteça no cotidiano
escolar, Freire sinaliza e importância da escuta, do respeito
ao saber do outro, da valorização da dúvida, da constante
busca, da exigente postura de pensar certo.
Enfim, os caminhos estão sinalizados e marcados por
uma educação diferenciada da bancária, ou seja, uma edu-
cação autêntica, problematizadora e libertária, consciente
do inacabamento, aberta para o permanente processo de
busca na maratona do conhecimento.