XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1603
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
DA LEITURA DO MUNDO À
LEITURA DA PALAVRA: CONSTRUÇÃO
DA AUTONOMIA A PARTIR DA LEITURA
DE POESIA NO ENSINO MÉDIO
Rosana Andres Dalenogare
1
Flávia Brocchetto Ramos
2
José Edimar de Souza
3
INTRODUÇÃO
A educação é um processo permanente, uma vez que
o ser humano busca constantemente seu crescimento, logo,
é sujeito de sua educação. “Por isso, ninguém educa nin-
guém” (FREIRE, 2001, p. 28). Aprendemos durante toda a
existência mediados pelo mundo e pelas pessoas com quem
convivemos. Logo, o processo de aprendizagem vai além
das vivências na escola, pois é em sociedade que construí-
mos nossa formação. “Não há educação fora das sociedades
humanas e não há homem no vazio” (FREIRE, 2000, p. 35).
Por sermos seres sociais, necessitamos de comunicação para
sobrevivermos. Assim, ler o mundo e a palavra são ativida-
des essenciais. Mas, para ler o mundo, a realidade que nos
cerca, Freire (1989) entende que os seres humanos precisam
ser alfabetizados para esta prática, ou seja, letrados, como
veremos no decorrer deste estudo.
Ler é um ato de cidadania que desde o início da Edu-
cação Básica é trabalhado pela escola. Freire (1989) afirma
que a leitura do mundo precede a leitura da palavra; entre-
tanto, após a alfabetização, essas leituras passam a ocorrer
1
Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul
(randresd@ gmail.com).
2
Doutora em Educação, professora e pesquisadora do PPGEdu da Univer-
sidade de Caxias do Sul - UCS
(fbramos@ucs.br).
3
Universidade de Caxias do Sul - Doutor em Educação, professor e pes-
quisador do PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul - UCS (jesouza@
ucs,br).