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1604

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

juntas. Não há como compreender textos sem estabelecer

relações com aquilo que já vivemos, assim como dominar

a língua escrita pode também auxiliar no conhecimento do

mundo, do outro e de nós mesmos, pois somos constituídos

pela linguagem. Por ela expressamos sentimentos, organi-

zamos nosso pensamento e dizemos a nossa palavra.

Posicionar-se frente ao mundo faz parte do processo

de humanização, e a linguagem escrita é um instrumento

necessário ao ser humano para que ele conquiste sua auto-

nomia, tanto nas atividades cotidianas, quanto na liberdade

de pensamento e expressão. Nesse sentido, o objetivo deste

trabalho é analisar como um poema que consta em um livro

literário de Ensino Médio pode contribuir para a construção

da autonomia do estudante, a fim de que ele se coloque

como protagonista na constituição de sua história.

ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

O texto literário tem ligação direta com as atitudes hu-

manas, pois reflete pela linguagem e pelos atributos estéti-

cos as vivências do ser humano. Encontrar-se no texto, re-

fletir sobre o que foi dito, perceber o seu lugar e o lugar do

outro na sociedade, bem como lutar para que todos tenham

vez e voz, libertando da opressão faz parte da autonomia de

escolher, intervir, romper barreiras.

No Ensino Médio, o aluno é conduzido a pensar nas

suas escolhas futuras relacionadas ao estudo e profissão,

pois está prestes a iniciar a vida adulta. Essas escolhas exi-

gem conhecimento sobre si e sobre o mundo. Nesse senti-

do, ler literatura pode auxiliar o homem a buscar as carac-

terísticas que o torna humano. No entanto, sabemos que a

leitura é um processo complexo, que necessita, inicialmente,

de mediação adequada, a fim que o indivíduo se torne le-

trado e não apenas alfabetizado. Assim, este artigo estuda,

a partir da análise de um poema, conceitos freireanos que

podem ser mobilizados, como a consciência, autonomia, lei-

tura do mundo, entre outros.