1604
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
juntas. Não há como compreender textos sem estabelecer
relações com aquilo que já vivemos, assim como dominar
a língua escrita pode também auxiliar no conhecimento do
mundo, do outro e de nós mesmos, pois somos constituídos
pela linguagem. Por ela expressamos sentimentos, organi-
zamos nosso pensamento e dizemos a nossa palavra.
Posicionar-se frente ao mundo faz parte do processo
de humanização, e a linguagem escrita é um instrumento
necessário ao ser humano para que ele conquiste sua auto-
nomia, tanto nas atividades cotidianas, quanto na liberdade
de pensamento e expressão. Nesse sentido, o objetivo deste
trabalho é analisar como um poema que consta em um livro
literário de Ensino Médio pode contribuir para a construção
da autonomia do estudante, a fim de que ele se coloque
como protagonista na constituição de sua história.
ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
O texto literário tem ligação direta com as atitudes hu-
manas, pois reflete pela linguagem e pelos atributos estéti-
cos as vivências do ser humano. Encontrar-se no texto, re-
fletir sobre o que foi dito, perceber o seu lugar e o lugar do
outro na sociedade, bem como lutar para que todos tenham
vez e voz, libertando da opressão faz parte da autonomia de
escolher, intervir, romper barreiras.
No Ensino Médio, o aluno é conduzido a pensar nas
suas escolhas futuras relacionadas ao estudo e profissão,
pois está prestes a iniciar a vida adulta. Essas escolhas exi-
gem conhecimento sobre si e sobre o mundo. Nesse senti-
do, ler literatura pode auxiliar o homem a buscar as carac-
terísticas que o torna humano. No entanto, sabemos que a
leitura é um processo complexo, que necessita, inicialmente,
de mediação adequada, a fim que o indivíduo se torne le-
trado e não apenas alfabetizado. Assim, este artigo estuda,
a partir da análise de um poema, conceitos freireanos que
podem ser mobilizados, como a consciência, autonomia, lei-
tura do mundo, entre outros.