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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

curiosidade ingênua é considerada uma curiosidade gerada

por dúvidas, indagações, questionamentos. Essas inquieta-

ções, ao gerarem a busca por uma explicação teórica deter-

minam um deslocamento para a curiosidade epistemológica

superando a ingênua. Assim, a curiosidade ingênua é a que

desacomoda, que move ao movimento para encontrar res-

postas. Mas como traduzir esse movimento num sistema de

ensino? Como fazer acontecer esse deslocamento? Nesse

processo, o ganho de consciência é de quem educa e de

quem é educado.

A construção do conhecimento, a aproximação e o

descortinar da realidade estão envolvidos, mas a curiosida-

de, em muitas situações, está oculta ou é ocultada nos es-

paços educacionais revelando mais distanciamentos do que

aproximações com o cotidiano escolar.

APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM O

COTIDIANO ESCOLAR

O legado de Freire (1996, p.30), há mais de trinta anos,

sugere a importância de “discutir com os alunos a razão de

ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos

conteúdos”, de oportunizar uma “intimidade” entre os sabe-

res curriculares e a experiência dos alunos. C

onsiderando a

tríade do conhecimento de Paulo Freire, aventa-se a hipó-

tese de que a escola ainda fala e vibra numa dimensão de

curiosidade ingênua.

Freire sinaliza o processo de aprender como “um pro-

cesso que pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade cres-

cente, que pode torná-lo mais e mais criador” (1996, p. 24).

A capacidade de aprender, quanto mais desafiadora, quanto

mais criticamente for exercida, mais promoverá o desenvol-

vimento da “curiosidade crítica, insatisfeita, indócil” (FREIRE,

1996, p. 32).

Há motivos para acreditar que quanto mais oportuni-

zarmos desafios aos estudantes, tendo os ensinamentos de

Freire como horizonte, tanto mais desenvolverão a “capaci-

dade de indagar, de comparar, de duvidar, de aferir, tanto