XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2283
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA
ANÁLISE FREIRIANA DO CONTEXTO
Luciana Pinto Fernandes
2
Daisy EckhardBondan
3
Palavras-chave:
Criança. Manifestações artísticas. Desen-
volvimento infantil. Sensibilidade. Criatividade.
O presente resumo discute o contexto da educação
infantil a partir dos aportes de Paulo Freire, considerando
a necessidade e a importância da arte no desenvolvimento
cognitivo, motor, afetivo, social, o gosto pela apreciação e o
fazer artísticoda criança. Conhecer diferentes manifestações
artísticas proporciona o despertar da sensibilidade na crian-
ça, tornando o seu ambiente mais estimulante às aprendiza-
gens e às manifestações dos saberes. Segundo Paulo Freire
(2001), a educação deve reagir a tudo que admita o domínio
de um grupo de pessoas sobre outras. Desse modo, a arte
propõe, de forma prazerosa, conhecimentos que irão fazer
parte da formação da criança, contribuindo da maneira mais
bela e leve, para sua criatividade, criticidade esensibilidade,
proporcionando o desenvolvimento criador do seu próprio
conhecimento, uma vez que a criança na educação infantil
encontra-se em fase de desenvolvimento e necessita que ele
aconteça de maneira integral. A pesquisa está sendo desen-
volvida de forma interdisciplinar, a partir dos eixos temáti-
cos norteadores da educação infantil e em consonância com
o Referencial Curricular da Educação Infantil, com crianças
da rede municipal do Município de Araguatins, TO. As ati-
vidades propostas visam sempre, a partir de um ambiente
que estimule o desenvolvimento lúdico, cognitivo, motor e
emocional da criança, trabalhar o concreto a partir das ar-
2
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Doutoranda em Edu-
cação,
luciana@ifto.edu.br3
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Doutoranda em Edu-
cação,
deckhard@bol.com.br