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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

“Poderíamos dizer que o professor se tornou um

aprendiz permanente, um construtor de sentidos,

um cooperador, e, sobretudo, um organizador da

aprendizagem. Não há ensino-e-aprendizagem

fora da “procura, da boniteza e da alegria.” (Gadot-

ti, 2007, p. 13)

Em toda sua obra, Paulo Freire nos fala de sonho e

utopia, pois para ele, sem sonho e sem utopia, sem denúncia

e sem anúncio, só resta o treinamento técnico a que a edu-

cação é reduzida. (Pedagogia da indignação, 2000, p.124)

Junto ao comprometimento profissional, é necessário

o educador viver intensamente sua prática educativa, que

precisa ser baseada na coerência de suas atitudes e valores.

Assim, fica evidente o papel político do profissional da edu-

cação, como diz Freire “a força do educador democrático

está em sua coerência exemplar: é ela que sustenta sua au-

toridade”. O educador que diz uma coisa e faz outra, etica-

mente irresponsável, não é só ineficaz: é prejudicial (FREIRE,

2001, p. 73).

Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Freire cita os

saberes necessários à prática educativa, mas acima de tudo

podemos dizer que cita os passos necessários na busca de

uma escola pública popular mais autônoma e libertadora.

Não podemos apenas medir a qualidade do ensino, precisa-

mos sentir seu crescimento diariamente em nossas escolas e

sucessivamente na vida de alunos e professores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluo referendando que acredito que seja impossí-

vel ser um educador e não se importar com a realidade de

seus alunos. De estar diariamente com eles e não se impor-

tar com o que pensam e sentem. Freire dizia: Se não pos-

so, de um lado, estimular os sonhos impossíveis, não devo,

de outro, negar a quem sonha o direito de sonhar. Quando

construímos laços de amizade com nossos educandos, às

experiências praticadas por eles na escola se tornam ines-

quecíveis para o resto de suas vidas e eles se tornam sujei-