XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2277
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
plorarem. Então, pouco a pouco, estar lá fora virou rotina. E
a cada dia que passava os alunos maiores pediam para saí-
rem explorar. Pegavam as professoras pela mão e levavam
até a porta de acesso ao pátio.
Grande parte desta riqueza no espaço, podemos de-
dicar à direção da professora Elis, a qual não media esforços
para colocarmos em prática nossas ideias e assim oferecer
muitas possibilidades para os pequenos.
A participação direta da Diretora em nossas ações nos
transmite a sensação de apoio, reconhecimento e valorização.
A partir dai comecei a vivênciar novos desafios, mas a
pergunta que não queria calar era: como desenvolver todos
os aspectos (intelectual, emocional, físico, cognitivo e social)
em seres tão pequenos e com poucas respostas aparente-
mente.
Primeiramente construir um ambiente acolhedor e es-
timulante na sala de aula para eles, que tão pequenos já
passavam o dia na escola e precisavam viver no coletivo,
sem perder o olhar sensível e respeitando a individualidade
de cada um.
Buscar parceria e afeição das famílias, que agora rece-
biam a notícia de uma nova integrante no grupo para estar
com seus filhos.
Nossa escola trabalha a partir do diálogo constante.
A escola se propõe a ajudar as famílias, questionando so-
bre nossas preocupações referentes ao desenvolvimento de
nossos alunos. Em reuniões, acabasse detectando novos fa-
tores da vida do aluno e de que forma podemos ajudá-los.
Logo, a família compreende nossa preocupação em tudo
que diz respeito à criança e os laços afetivos que acontecem
entre alunos e professores.
[...] a educação da criança pequena envolve simul-
taneamente dois processos complementares e in-
dissociáveis: educar e cuidar. As crianças desta faixa
etária, como sabemos, têm necessidades de aten-
ção, carinho, segurança, sem as quais elas dificil-
mente poderiam sobreviver. (CRAIDY, 2001, p. 16).