Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2277 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2277 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2277

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

plorarem. Então, pouco a pouco, estar lá fora virou rotina. E

a cada dia que passava os alunos maiores pediam para saí-

rem explorar. Pegavam as professoras pela mão e levavam

até a porta de acesso ao pátio.

Grande parte desta riqueza no espaço, podemos de-

dicar à direção da professora Elis, a qual não media esforços

para colocarmos em prática nossas ideias e assim oferecer

muitas possibilidades para os pequenos.

A participação direta da Diretora em nossas ações nos

transmite a sensação de apoio, reconhecimento e valorização.

A partir dai comecei a vivênciar novos desafios, mas a

pergunta que não queria calar era: como desenvolver todos

os aspectos (intelectual, emocional, físico, cognitivo e social)

em seres tão pequenos e com poucas respostas aparente-

mente.

Primeiramente construir um ambiente acolhedor e es-

timulante na sala de aula para eles, que tão pequenos já

passavam o dia na escola e precisavam viver no coletivo,

sem perder o olhar sensível e respeitando a individualidade

de cada um.

Buscar parceria e afeição das famílias, que agora rece-

biam a notícia de uma nova integrante no grupo para estar

com seus filhos.

Nossa escola trabalha a partir do diálogo constante.

A escola se propõe a ajudar as famílias, questionando so-

bre nossas preocupações referentes ao desenvolvimento de

nossos alunos. Em reuniões, acabasse detectando novos fa-

tores da vida do aluno e de que forma podemos ajudá-los.

Logo, a família compreende nossa preocupação em tudo

que diz respeito à criança e os laços afetivos que acontecem

entre alunos e professores.

[...] a educação da criança pequena envolve simul-

taneamente dois processos complementares e in-

dissociáveis: educar e cuidar. As crianças desta faixa

etária, como sabemos, têm necessidades de aten-

ção, carinho, segurança, sem as quais elas dificil-

mente poderiam sobreviver. (CRAIDY, 2001, p. 16).