Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2274 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2274 / 2428 Next Page
Page Background

2274

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

alunos a refletir, escolher, compreender, intervir, comparar,

decidir por si só suas escolhas.

Ser um professor libertador é assumir um compromis-

so com a educação, é acreditar na transformação social. É

valorizar sua contribuição para a construção de uma socie-

dade melhor. Digo valorizar porque ao longo do caminho,

cruzamos com profissionais desmotivados e conformados

com a realidade em que vivem como diz FREIRE (1997, p 67)

“Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora

da boniteza e da alegria”.

Paulo Freire é muito lembrado pelo trabalho que reali-

zou com adultos, mais sua obra para mim tem um compro-

misso com a transformação da vida das pessoas, sejam elas

pequenas ou adultas, dentro da escola ou fora dela, fazen-

do-nos questionamentos sobre nossa realidade e postura

para que possamos crescer como profissionais, mas princi-

palmente como seres humanos.

Na concepção de educação infantil que acredito, bus-

ca-se trabalhar as questões pessoais de cada um, ou seja,

o sujeito. Busca-se partir da realidade do aluno e debater a

mesma, como Paulo Freire fazia com os adultos. Não posso

como educadora ignorar as condições sociais em que meu

aluno está inserido e principalmente as condições sociais

de seus responsáveis. Como dizia Paulo Freire “a leitura de

mundo precede a leitura da palavra”. Quando observamos

a realidade a nossa volta se constata que a escola de edu-

cação infantil onde trabalhamos, para muitas crianças é o

melhor local para se estar, devido às condições de infraes-

trutura e sociais de muitos. Já trabalhei em escolas que con-

templavam todas as necessidades materiais e em outras que

não ofereciam quase nada, mas o essencial delas nunca me

fugiu aos olhos: as pessoas de que lá faziam parte.

EDUCAÇÃO INFANTIL PLENA

É na infância que podemos estimular a curiosidade,

desenvolver a criatividade e principalmente incentivar a ati-

vidade de sonhar.