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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
alunos a refletir, escolher, compreender, intervir, comparar,
decidir por si só suas escolhas.
Ser um professor libertador é assumir um compromis-
so com a educação, é acreditar na transformação social. É
valorizar sua contribuição para a construção de uma socie-
dade melhor. Digo valorizar porque ao longo do caminho,
cruzamos com profissionais desmotivados e conformados
com a realidade em que vivem como diz FREIRE (1997, p 67)
“Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora
da boniteza e da alegria”.
Paulo Freire é muito lembrado pelo trabalho que reali-
zou com adultos, mais sua obra para mim tem um compro-
misso com a transformação da vida das pessoas, sejam elas
pequenas ou adultas, dentro da escola ou fora dela, fazen-
do-nos questionamentos sobre nossa realidade e postura
para que possamos crescer como profissionais, mas princi-
palmente como seres humanos.
Na concepção de educação infantil que acredito, bus-
ca-se trabalhar as questões pessoais de cada um, ou seja,
o sujeito. Busca-se partir da realidade do aluno e debater a
mesma, como Paulo Freire fazia com os adultos. Não posso
como educadora ignorar as condições sociais em que meu
aluno está inserido e principalmente as condições sociais
de seus responsáveis. Como dizia Paulo Freire “a leitura de
mundo precede a leitura da palavra”. Quando observamos
a realidade a nossa volta se constata que a escola de edu-
cação infantil onde trabalhamos, para muitas crianças é o
melhor local para se estar, devido às condições de infraes-
trutura e sociais de muitos. Já trabalhei em escolas que con-
templavam todas as necessidades materiais e em outras que
não ofereciam quase nada, mas o essencial delas nunca me
fugiu aos olhos: as pessoas de que lá faziam parte.
EDUCAÇÃO INFANTIL PLENA
É na infância que podemos estimular a curiosidade,
desenvolver a criatividade e principalmente incentivar a ati-
vidade de sonhar.