Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2273 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2273 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2273

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

APRENDENDO COM OS BEBÊS

Marisa Alff dos Santos

1

INTRODUÇÃO

Ao longo de minha caminhada sempre senti uma

grande preocupação em relação às marcas que estaria dei-

xando nos alunos tão pequenos, a mim confiados.

A educação vai muito além de conteúdos, é a forma-

ção humana que acontece.

“É nesse sentido que reinsisto que formar é mui-

to mais do que puramente treinar o educando no

desempenho de destrezas, e por que não dizer

também da quase obstinação com que falo de meu

interesse por tudo o que diz respeito aos homens e

mulheres, assunto de que saio e volto com o gos-

to de quem a ele se dá pela primeira vez.” (Freire,

2003, p. 14).

No decorrer do curso de Pedagogia, os escritos de

Paulo Freire despertaram em mim o desejo de me tornar

uma professora libertadora, tarefa desafiadora que deve

priorizar a reflexão diariamente. Reflexão sobre o meio em

que se vive, sobre as posições assumidas e sobre a prática

realizada. Acima de tudo é necessário gostar de gente.

Em nossa prática diária temos a possibilidade de con-

tribuir para a formação de seres humanos mais éticos e crí-

ticos, mas para que isso aconteça à prática docente exige

que a decência e a boniteza, estejam de mãos dadas durante

nossa caminhada.

Devemos buscar vivenciá-las, simplesmente porque

o ensino tem caráter formador. Torno-me um professor

transformador à medida que possibilito, sempre de maneira

amorosa, condições de debater situações que levem meus

1

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT

– Taquara, RS.

marisa.alff@hotmail.com