XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2273
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
APRENDENDO COM OS BEBÊS
Marisa Alff dos Santos
1
INTRODUÇÃO
Ao longo de minha caminhada sempre senti uma
grande preocupação em relação às marcas que estaria dei-
xando nos alunos tão pequenos, a mim confiados.
A educação vai muito além de conteúdos, é a forma-
ção humana que acontece.
“É nesse sentido que reinsisto que formar é mui-
to mais do que puramente treinar o educando no
desempenho de destrezas, e por que não dizer
também da quase obstinação com que falo de meu
interesse por tudo o que diz respeito aos homens e
mulheres, assunto de que saio e volto com o gos-
to de quem a ele se dá pela primeira vez.” (Freire,
2003, p. 14).
No decorrer do curso de Pedagogia, os escritos de
Paulo Freire despertaram em mim o desejo de me tornar
uma professora libertadora, tarefa desafiadora que deve
priorizar a reflexão diariamente. Reflexão sobre o meio em
que se vive, sobre as posições assumidas e sobre a prática
realizada. Acima de tudo é necessário gostar de gente.
Em nossa prática diária temos a possibilidade de con-
tribuir para a formação de seres humanos mais éticos e crí-
ticos, mas para que isso aconteça à prática docente exige
que a decência e a boniteza, estejam de mãos dadas durante
nossa caminhada.
Devemos buscar vivenciá-las, simplesmente porque
o ensino tem caráter formador. Torno-me um professor
transformador à medida que possibilito, sempre de maneira
amorosa, condições de debater situações que levem meus
1
Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT
– Taquara, RS.
marisa.alff@hotmail.com