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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

rais constituídas por sujeitos históricos, na qual a atuação do

educador, na proposição de uma concepção de educação

problematizadora e libertadora, numa perspectiva demo-

crática e emancipadora dos sujeitos, possibilita às crianças,

decidirem, opinarem, se posicionarem e agirem, interferindo

de maneira transformadora no mundo.

Ao sintetizar os principais aspectos abordados nesse

estudo, é possível perceber que Freire tem muito a contri-

buir com a infância, principalmente na ampliação do tema

da autonomia que muitas vezes é subestimado pela litera-

tura específica da Educação Infantil, tendo em vista que o

autor promove a discussão com vistas a promoção da práxis

educativa comprometida com o desenvolvimento da crian-

ça autônoma, ou seja, na formação de subjetividades livres,

participativas, democráticas e solidárias, pautadas pela criti-

cidade a qual origina a leitura do mundo, o respeito a diver-

sidade e a luta pela equidade.

Oxalá consigamos, encontrar outros espaços no Bra-

sil dispostos a promoverem diálogos carregados de amo-

rosidade, de fé e de esperança entre “Freire e as infâncias”,

como privilegiadamente encontramos no “XX Fórum de Es-

tudos: Leituras de Paulo Freire: Legado e presença de Freire

no Rio Grande do Sul”.

Anelamos mais... Que urjam espaços de diálogos pro-

blematizadores acerca do cenário educacional e do cená-

rio nacional brasileiro, estes, por mais de três décadas não

haviam sido pintados de maneira tão feia e desrespeitosa

como foram nos últimos dois anos, manchando novamen-

te com borrões a nossa história, onde diariamente roubam

os nossos direitos, empobrecem e marginalizam aqueles e

aquelas que nada ou pouco tem e que roubam os nossos

sonhos e as nossas utopias. Precisamos nos armar com o co-

nhecimento, como Freire (2017, 2011), já nos armou e assim

nos empoderou. Sim, aquele conhecimento que desvela a

malvadeza das elites opressoras e faz com que lutemos por

nossa libertação, a dos oprimidos libertando-se e libertando

em comunhão os seus opressores, fazendo brotar nichos de