2276
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
busca por leituras e trocas com as demais colegas foi fun-
damental para me fortalecer como professora de berçário.
O planejamento compartilhado com as colegas possibilitou
uma maior compreensão e logo uma maior aprendizagem
sobre minha nova realidade.
O trabalho direto com crianças pequenas exige que
o professor tenha uma competência polivalente.
Ser polivalente significa que ao professor cabe tra-
balhar com conteúdos de naturezas diversas que
abrangem desde cuidados básicos essenciais até
conhecimentos específicos provenientes das diver-
sas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente
demanda, por sua vez, uma formação bastante am-
pla do profissional que deve tornar-se, ele também,
um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua
prática, debatendo com seus pares, dialogando
com as famílias e a comunidade e buscando in-
formações necessárias para o trabalho que desen-
volve. São instrumentos essenciais para a reflexão
sobre a prática direta com as crianças a observação,
o registro, o planejamento e a avaliação. (BRASIL,
1998, p. 41).
Assim a prática pedagógica que tanto me preocupava,
foi tomando um novo sentido nesta faixa etária. Comecei
a fazer registros diários sobre os estímulos e descobertas
feitas pelos bebês todos os dias. As fotografias colaboraram
muito nos registros de minha prática diária, pois existem
aprendizagens que não cabem no papel.
Senti-me privilegiada por estar num ambiente tão rico
de possibilidades. Quando pensava em construir algo, en-
contrava-o pronto. Então organizei naquele momento uma
planilha com todos os recursos disponibilizados e separan-
dos por grupos de faixa etária da sala. Cada dia da semana
recursos diferentes pensados para cada grupoestavam pre-
sentes no espaço dos bebês.
Nas áreas externas não foi diferente. Painéis senso-
riais, brinquedos na praça como balanços, motocas, caixa de
areia, parede musical, quadro de giz, parede para pinturas
com guâche, entre outros. Faltava levar os alunos para ex-