2278
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Embora o cuidar seja indissociável ao ensinar, sentia
muita preocupação de estar apenas atendendo aos cuidan-
do básicos dos bebês, mas com o passar dos dias as apren-
dizagens e evoluções iam surgindo naturalmente.
Assim como a Educação de Jovens e Adultos a Educa-
ção Infantil, nos últimos anos começou a ser olhada commais
atenção. Os bebês estão em evidência. Podemos observar as
Leis e Diretrizes que garantem hoje um olhar mais sensí-
vel aos nossos pequenos. Nota-se também um aumento no
número de vagas oferecidas, a contratação de profissionais
graduados e alimentação de qualidade para as crianças. A
inclusão da Educação Infantil no Fundo de Desenvolvimento
da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Edu-
cação-FUNDEB foi um grande avanço para essa modalidade.
“A escola pública é a escola da maioria, das perife-
rias, dos cidadãos que só podem contar com ela.
Nenhum país do mundo se desenvolveu sem uma
boa escola pública. Nenhuma sociedade se desen-
volveu em incorporar a grande maioria dos seus
cidadãos ao bem viver. A escola pública do futuro,
numa visão cidadã freireana, tem por objetivo ofe-
recer oportunidades concretas de libertação para
todos. Ele entendia a escola a pública como escola
pública popular”...(Gadotti, 2007, p.40)
Quando se fala em cuidados de crianças na educação
infantil logo se remete aos cuidados básicos de segurança
e bem estar, então se tratando de bebês, isso aflora nossos
sentidos. Receber um bebê de quatro meses para passar o
dia na escola requer muita responsabilidade por parte de
toda equipe. Cuidados básicos, estímulos, preparação dos
alimentos, espaços seguros e muito carinho. É de extrema
importância um olhar individual para cada deles durante a
rotina.
Os dias foram passando e a nossa sintonia só aumen-
tava. Abraços, beijos, um cheiro, uma mão que segura, uma
palavra que encoraja.
Nossas manhãs eram de aprendizagens e descobertas
no pátio. Brinquedos, sol, areia, grama, água, gelo, gravetos,