XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2281
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
tos de sua própria história. Se não for assim professor, aí é
necessário rever nossa prática diária e nossa escolha pelo
magistério.
Partindo do sentido que mudar é difícil, mas não im-
possível, o grande desafio da educação popular é buscar a
coerência entre o discurso e a prática num contexto per-
verso do neoliberalismo. Para que isso ocorra é preciso hu-
mildade, tolerância e esperança. No livro “À sombra dessa
mangueira” Freire define as dificuldades encontradas por
nós educadores em nossa sociedade:
(...) uma sociedade desafiada pela globalização da
economia, pela fome, pela pobreza, pelo tradicio-
nalismo, pela modernidade e até pós-modernida-
de, pelo autoritarismo, pela democracia, pela vio-
lencia, pela impunidade, pelo cinismo, pela apatia,
pela desesperança, mas também pela esperança.
(Freire, 1995, p. 59).
As “Pedagogias” escritas por Freire nos remetem a
grandes reflexões e buscam a libertação de homens e mu-
lheres para que assim ocorram as transformações que a so-
ciedade necessita.
Acredito que como professora de berçário hoje, posso
contribuir, desde já garantindo seus direitos e encorajando-
-os a serem mais.
Vamos resgatar a humanidade e alegria em nossas es-
colas, continuar reinventando Freire e assim contribuir para
mudança necessária na educação de nosso País.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular
. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/Acesso em 23
de março de 2018.
BRASIL.
Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil
. Ministério da Educação e do Desporto. Se-
cretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
Volume I, 1998.