Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2286 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2286 / 2428 Next Page
Page Background

2286

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

participou do Programa União Faz a Vida, idealizado pela

cooperativa Sicredi.

O objetivo principal foi estimular brincadeiras saudá-

veis, que instiguem a inteligência das crianças, proporcione

momentos de construção e reconstrução de saberes.

A intenção pedagógica foi baseada em ter um olhar

mais atento aos tipos de brincadeiras dos educandos, apro-

veitando para aproximar as famílias da escola. Tendo co-

nhecimento da importância do brincar e de como a criança

aprende enquanto brinca, pensamos em utilizar essa neces-

sidade infantil para aproximar as famílias da escola, juntos

conseguimos transpassar gerações com o resgate de brin-

quedos e brincadeiras.

O interesse das crianças foi observado diariamente em

seus diálogos e suas brincadeiras, experimentos e questio-

namentos. Como cita:

Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos

move e que nos põe pacientemente impaciente

diante do mundo que não fazemos, acrescentando

a ele algo que fazemos. (FREIRE, 2000, p. 35).

Foi usada como pergunta exploratória para nortear o

ação pedagógica o seguinte questionamento: Como apro-

veitar o interesse nato das crianças pelos brinquedos e brin-

cadeiras para aproximar as famílias da escola?

REFERENCIAL TEÓRICO

A metodologia utilizada no relato de experiência foi

a de projetos, norteadas pelos princípios de cooperação do

programa União Faz a Vida, o envolvimento da comunida-

de de aprendizagem foi parte importante e fundamental do

processo, proporcionando que as crianças fossem protago-

nistas do processo da sua aprendizagem.

Ao nascer o bebê estuda o ambiente novo com avidez,

busca aprender o máximo possível em um tempo muito cur-

to, aos dois anos aprende coisas que serão importantes por

toda a sua vida, como caminhar, comunicar -se, etc. Toda