2286
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
participou do Programa União Faz a Vida, idealizado pela
cooperativa Sicredi.
O objetivo principal foi estimular brincadeiras saudá-
veis, que instiguem a inteligência das crianças, proporcione
momentos de construção e reconstrução de saberes.
A intenção pedagógica foi baseada em ter um olhar
mais atento aos tipos de brincadeiras dos educandos, apro-
veitando para aproximar as famílias da escola. Tendo co-
nhecimento da importância do brincar e de como a criança
aprende enquanto brinca, pensamos em utilizar essa neces-
sidade infantil para aproximar as famílias da escola, juntos
conseguimos transpassar gerações com o resgate de brin-
quedos e brincadeiras.
O interesse das crianças foi observado diariamente em
seus diálogos e suas brincadeiras, experimentos e questio-
namentos. Como cita:
Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos
move e que nos põe pacientemente impaciente
diante do mundo que não fazemos, acrescentando
a ele algo que fazemos. (FREIRE, 2000, p. 35).
Foi usada como pergunta exploratória para nortear o
ação pedagógica o seguinte questionamento: Como apro-
veitar o interesse nato das crianças pelos brinquedos e brin-
cadeiras para aproximar as famílias da escola?
REFERENCIAL TEÓRICO
A metodologia utilizada no relato de experiência foi
a de projetos, norteadas pelos princípios de cooperação do
programa União Faz a Vida, o envolvimento da comunida-
de de aprendizagem foi parte importante e fundamental do
processo, proporcionando que as crianças fossem protago-
nistas do processo da sua aprendizagem.
Ao nascer o bebê estuda o ambiente novo com avidez,
busca aprender o máximo possível em um tempo muito cur-
to, aos dois anos aprende coisas que serão importantes por
toda a sua vida, como caminhar, comunicar -se, etc. Toda