XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2291
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
A articulação foi feita de forma lúdica e integradora, foi
realizados convites especiais em momentos distintos para
que os pais dos alunos e os avós também viessem à escola,
para brincar, para relembrar as suas brincadeiras favoritas e
quais as habilidades que as mesmas desenvolviam. Integra-
dora, pois o convite não era para que fossem espectado-
res, mas que fossem protagonistas das atividades e pudesse
compartilhar com seus filhos momentos de aprendizados e
diversão.
Pensamos na escola como uma extensão da família,
nesses momentos foi fundamental para que todos se sentis-
sem a vontade e com liberdade para participar.
RESULTADOS DO PROJETO
Os resultados foram percebidos com frequência pela
satisfação das famílias, de início a participação foi tímida,
mas aos poucos os adultos começaram a brincar e relembrar
seus momentos de infância. Trouxeram muitas informações
e relatos de como consideram as brincadeiras saudáveis e
também como acreditam em alguns equívocos dos tempos
atuais.
Da mesma forma os adultos, principalmente os avós,
quando podem compartilhar algo bom que viveram, quan-
do podem se sentir importantes no aprendizado dos seus
netos a alegria é nítida.
Alguns pontos importantes já foram atingidos com a
diversidade de brincadeiras e brinquedos que conseguimos
consultar. Nossa comunidade é de origem mista, de várias
localidades diferentes do Brasil, o que consecutivamente
amplia nossas possibilidades.
Buscamos envolver e instigar desafios durante a pro-
posta houve momentos de brincadeiras, de construção de
brinquedos, de oficinas e também de diálogo. Ao final do
projeto podemos afirmar que conseguimos alcançar os ob-
jetivos, além de participação, cooperação, envolvimento,
houve muitos relatos de satisfação por ter participado da
proposta.