XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2297
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
Os encontros em cada escola aconteceram quinzenal-
mente, e nestes foram propostas contações de histórias. Por
meio das apresentações de histórias, entendemos estar esti-
mulando o gosto pela leitura, em roda uns com os outros, e
o gostar de estar com gente que imagina, cria, recria; assim
também praticam a leitura de mundo e a leitura da palavra
com criticidade.
Para Girardello “os momentos em que se contam his-
tórias nas salas de aula são como clareiras num bosque, lu-
gares de encontro e de luz” (GIRARDELLO, 2014, p. 9). Sendo
assim, pretendíamos constituir, com as escolas, lugares de
encontros, nos quais o diálogo e a escuta são imprescindí-
veis. Após as contações de histórias eram organizadas algu-
mas atividades pedagógicas, as quais permitiam as crianças
expressar o que sentiam. Estes momentos sempre muito ri-
cos, demonstravam como cada criança compreendia o que
estava sendo exposto, possibilitando pensar como elas en-
xergam o mundo e dizem a sua palavra, pois quando conta-
mos uma história às crianças são nossas expectadoras, mas
com as intervenções pedagógicas elas podem expressar o
que sentiram, tornando-se criadoras de novas histórias.
Sendo assim, vamos propor a contação da história in-
titulada “O gato Xadrez”, de Bia Villela, a intenção é rea-
lizamos essa contação como estamos desenvolvendo nos
espaços onde o Projeto se faz presente, contando de uma
forma lúdica, em que a atenção fique na história, para que as
pessoas sintam-se envolvidas com na mesma, após a con-
tação faremos uma intervenção pedagógica, na qual será
proposta a confecção de uma dobradura. Pretendemos nes-
te momento mostrar e dar sentido ao que o mundo da lei-
tura proporciona. Esperamos que os adultos que farão parte
deste momento possam ressignifcar suas memórias, e assim
compartilhar significados.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Assim como Freire (2012, p. 37) dizia “somos seres no
mundo, com o mundo, e com os outros, por isso seres de