Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2298 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2298 / 2428 Next Page
Page Background

2298

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

transformação e não de adaptação a ele”, por isso acredita-

mos nas transformações que as contações de histórias po-

dem proporcionar e buscamos por meio das contações que

essa nossa utopia torne-se realidade.

Então, para que os livros e as histórias não estejam

a serviço de uma cultura hegemônica, a serviço da perpe-

tuação de regras, de normas e de valores dos grupos do-

minantes é preciso que, desde cedo, todos e todas tenham

alguém que desperte o desejo de ouvir, de ler e de escrever

histórias, levando à imaginação e/ou a pensamentos jamais

visitados. Ler, debater, imaginar, criar e escrever, tudo isso

deve ser uma aventura cheia de idas e vindas, possibilitando

reflexões, contestações, posicionamentos, sonhos, projetos,

ações... inéditos viáveis.

Sendo assim o projeto “Hora do Conto” contribui para

formação humana dos sujeitos envolvidos e nos leva a re-

fletir sobre o nosso papel como educadores. Estes momen-

tos criam espaços e tempos de diálogo, escuta, e modos

diferentes de ver o mundo e ouvir a palavra das crianças.

Sair das salas de aula, para espaços de trocas, nos mostra

que educar, dialogar transcende as paredes da escola. Que

possamos seguir com estes momentos tão humanos e ne-

cessários para nossas práticas de pessoas no mundo e com

os outros.

REFERÊNCIAS

CHIZZOTTI, A.

Pesquisa em Ciências humanas e sociais

.

São Paulo: Cortez, 2006.

CRAIDY, C. M. KAERCHER, G. E.

Educação infantil:

para que

te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREIRE, P.

Pedagogia da Autonomia

: saberes necessários à

prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo.

A importância do ato de ler

. São Paulo: Cor-

tez, 2011.

GIRARDELLO, G.

Uma clareira no bosque:

contar histórias

na escola

.

São Paulo: Papirus, 2014.