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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
transformação e não de adaptação a ele”, por isso acredita-
mos nas transformações que as contações de histórias po-
dem proporcionar e buscamos por meio das contações que
essa nossa utopia torne-se realidade.
Então, para que os livros e as histórias não estejam
a serviço de uma cultura hegemônica, a serviço da perpe-
tuação de regras, de normas e de valores dos grupos do-
minantes é preciso que, desde cedo, todos e todas tenham
alguém que desperte o desejo de ouvir, de ler e de escrever
histórias, levando à imaginação e/ou a pensamentos jamais
visitados. Ler, debater, imaginar, criar e escrever, tudo isso
deve ser uma aventura cheia de idas e vindas, possibilitando
reflexões, contestações, posicionamentos, sonhos, projetos,
ações... inéditos viáveis.
Sendo assim o projeto “Hora do Conto” contribui para
formação humana dos sujeitos envolvidos e nos leva a re-
fletir sobre o nosso papel como educadores. Estes momen-
tos criam espaços e tempos de diálogo, escuta, e modos
diferentes de ver o mundo e ouvir a palavra das crianças.
Sair das salas de aula, para espaços de trocas, nos mostra
que educar, dialogar transcende as paredes da escola. Que
possamos seguir com estes momentos tão humanos e ne-
cessários para nossas práticas de pessoas no mundo e com
os outros.
REFERÊNCIAS
CHIZZOTTI, A.
Pesquisa em Ciências humanas e sociais
.
São Paulo: Cortez, 2006.
CRAIDY, C. M. KAERCHER, G. E.
Educação infantil:
para que
te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
FREIRE, P.
Pedagogia da Autonomia
: saberes necessários à
prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler
. São Paulo: Cor-
tez, 2011.
GIRARDELLO, G.
Uma clareira no bosque:
contar histórias
na escola
.
São Paulo: Papirus, 2014.