2294
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
do, minimizar tristezas, fomes, carências, ou ainda, carinho
e afetividade.
OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo socializar um
pouco do percurso e vivências constituídos no projeto de
extensão “
Hora do Conto: Lendo a Palavra e Auto(trans)
formando Realidades
”
4
, desenvolvido pela Universidade
Federal de Santa Maria, desde o ano de 2007, sob a coorde-
nação professor Dr. Celso Ilgo Henz
5
. Ao socializar o que es-
tamos desenvolvendo nas escolas do nosso município, da-
mos força e sentido a nossa luta. Sendo assim, gostaríamos
de socializar uma das contações feitas nas escolas no ano de
2017. Com intuito de mostrar um pouco do nosso trabalho e
o que temos vivenciado nas escolas com as crianças.
Intencionamos, que ao compartilharmos do projeto
nesse evento, estamos possibilitando, aos presentes, a opor-
tunidade de vivenciarem o momento da contação, os quais
poderão, ou não, dizerem a sua palavra, colaborando com o
nosso processo de auto(trans)formação enquanto contado-
res, com sugestões, criticas, elogios e quem sabe surgindo
novas ideias para outras contações.
REFERENCIAL TEÓRICO
As proposições constituídas embasam-se nos referen-
ciais teóricos que fundamentam a proposta educativa-pe-
dagógica humanizadora e problematizadora (FREIRE, 1996,
2011), ainda autores que discorrem sobre a literatura infantil
Craidy & Silva (2001) e sobre a Educação na Infância, Girar-
dello (2014), Maturana (2004).
Seguindo a perspectiva de que “a leitura do mundo
precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta impli-
ca a continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 2011, p. 29),
4
Título atual do Projeto.
5
Orientador do presente trabalho. Doutor em Educação- UFRGS. Professor
Adjunto. UFSM. E-mail:
celsoufsm@gmail.com