Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2289 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2289 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2289

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

O terceiro levantamento foi com avós, como parte im-

portante da instituição familiar foram consultados por meio

de depoimentos onde relataram suas experiências em um

momento de integração e recreação entre avós e netos.

Após a parte investigativa estar completa, com bas-

tante material identificamos práticas e maneiras para que a

escola fosse também um espaço da família. Foram organiza-

dos momentos de brincadeiras e integração onde os pais e

avós foram convidados a participar e brincar com as crianças

na escola.

As brincadeiras que foram identificadas nos relatos

foram aplicadas com toda a comunidade de aprendizagem.

E os brinquedos foram instigados a serem construídos em

família, assim cada família construiu um brinquedo com a

criança e enviou para a escola. Durante o ano todos pu-

deram brincar, trocar e aprender com os brinquedos con-

feccionados. Houve também brinquedos criados na escola

durante o ano, e todos eles foram compartilhados entre os

educandos.

Um grande desafio no projeto era realmente ter a par-

ticipação de todos, do contrário, se não houvesse aceitação

e envolvimento a essência do projeto não seria alcançada.

Mas este, foi um desafio alcançado de imediato. Todos fo-

ram muito participativos, de alguma forma ou de outra hou-

ve 100% de participação.

A culminância bastante significativa e com muita re-

presentatividade foi ao final do ano, elaboramos uma pe-

quena mensagem em forma de espetáculo para ser apre-

sentado na Noite de Talentos da escola. Nesta apresentação

foram utilizados os brinquedos que as famílias fizeram com

seus filhos, tinha carrinhos de lomba e rolimã, carrinhos de

madeira e de papelão, bola de meia, perna de pau, perna de

latas, vai e vai, bonecas, cinco-marias, entre outros. Este mo-

mento foi importante e integrador, as crianças brincavam

ao som da música Era Uma Vez - Kell Smith - na voz de uma

criança. Ao som do refrão as famílias entravam para brincar

com os seus pequenos, e finalizamos com um grande círculo