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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

que representava a união do grupo no decorrer do ano e a

seguinte frase “Queremos andar de mãos dadas com quem

sabe que entrelaçar os dedos é muito mais do que um ato

que mantém mãos unidas. É

Comunicação Científica,

uma

forma de trocar energia, de dizer: você não se enganou, nós

estamos aqui” Fernanda Gaona.

ARTICULAÇÃO COM O CURRÍCULO

A integração com o currículo foi feita de forma natural

e gradual, nos apoiando nos eixos temáticas exigidos pelo

plano de ação municipal.

Seguimos alguns conceitos que perpassam as brinca-

deiras diariamente, sendo elas livres ou dirigidas. Conceitos

trabalhados: perceber e valorizar suas conquistas pessoais;

demonstrar iniciativa para solicitar ajuda quando necessá-

rio; interagir com o grupo respeitando as diferenças; parti-

cipar de jogos e brincadeiras que desenvolvam habilidades

motoras; movimentar-se e explorar posturas diferenciadas;

produzir diversos sons; participar de situações envolvendo

músicas e movimentos corporais; participar de momentos

que envolvam jogos e canções referentes ao grupo cultural

a que pertence; reconhecer o grupo familiar; explorar dife-

rentes objetos; brincar com elementos não estruturados.

Nossa proposta engloba os diversos temas trabalhados

durante o ano, em todos os momentos buscamos resgatar

brincadeiras lúdicas e apropriadas para a faixa etária, como

por exemplo: brincadeiras regionais sulistas, brincadeiras com

origens africanas, brincadeiras do folclore brasileiro etc.

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

A turma era composta por quinze alunos com idades

de 2 a 4 anos, houve a participação e envolvimento das fa-

mílias para o desenvolvimento do projeto. Além de buscar

a participação da comunidade de aprendizagem, o projeto

conseguiu a cooperação e envolvimento de todos. Acredita-

mos que a cooperação é “compreendida como uma forma

de construção social do conhecimento” (PUFV, p. 11)