2290
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
que representava a união do grupo no decorrer do ano e a
seguinte frase “Queremos andar de mãos dadas com quem
sabe que entrelaçar os dedos é muito mais do que um ato
que mantém mãos unidas. É
Comunicação Científica,
uma
forma de trocar energia, de dizer: você não se enganou, nós
estamos aqui” Fernanda Gaona.
ARTICULAÇÃO COM O CURRÍCULO
A integração com o currículo foi feita de forma natural
e gradual, nos apoiando nos eixos temáticas exigidos pelo
plano de ação municipal.
Seguimos alguns conceitos que perpassam as brinca-
deiras diariamente, sendo elas livres ou dirigidas. Conceitos
trabalhados: perceber e valorizar suas conquistas pessoais;
demonstrar iniciativa para solicitar ajuda quando necessá-
rio; interagir com o grupo respeitando as diferenças; parti-
cipar de jogos e brincadeiras que desenvolvam habilidades
motoras; movimentar-se e explorar posturas diferenciadas;
produzir diversos sons; participar de situações envolvendo
músicas e movimentos corporais; participar de momentos
que envolvam jogos e canções referentes ao grupo cultural
a que pertence; reconhecer o grupo familiar; explorar dife-
rentes objetos; brincar com elementos não estruturados.
Nossa proposta engloba os diversos temas trabalhados
durante o ano, em todos os momentos buscamos resgatar
brincadeiras lúdicas e apropriadas para a faixa etária, como
por exemplo: brincadeiras regionais sulistas, brincadeiras com
origens africanas, brincadeiras do folclore brasileiro etc.
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
A turma era composta por quinze alunos com idades
de 2 a 4 anos, houve a participação e envolvimento das fa-
mílias para o desenvolvimento do projeto. Além de buscar
a participação da comunidade de aprendizagem, o projeto
conseguiu a cooperação e envolvimento de todos. Acredita-
mos que a cooperação é “compreendida como uma forma
de construção social do conhecimento” (PUFV, p. 11)