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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

o projeto busca, a partir de histórias infantis, propiciar às

crianças a oportunidade de expressarem e (re)construírem-

-se como pessoas no mundo.

Por suas ações o projeto se configura como atividade

de extensão, porém compreendemos que para além da ex-

tensão o “Hora do Conto” atinge pressupostos de pesquisa,

pois, supõe uma forma de ação planejada de caráter social,

educacional, que possibilita as crianças, jovens e adultos,

aguçar sua imaginação, suas relações de pessoas no mundo

e com ele.

Para que uma leitura seja realmente compreendida, é

preciso estabelecer relações com a realidade, pois a apren-

dizagem da linguagem escrita se dá a nível profundo, não

somente no nível de memorização de palavras ou de textos.

Nesse sentido, as histórias infantis podem despertar emo-

ções, posicionamentos e ações para buscar alternativas para

modificar o seu ambiente.

Conforme Craidy & Silva (2001, p. 69) apontam, na in-

fância, percebemos que:

Não eram apenas os textos que prendiam nossa

atenção: o tom de voz de quem contava a histó-

ria (enchendo de vida a personagem), o local onde

nos instalávamos (a cama quentinha, o sofá, uma

almofada macia), a chance de ouvirmos novamente

as partes (ou histórias) que mais gostávamos eram

elementos que nos cativavam, que faziam-nos de-

sejar ouvir mais.

A importância do espaço onde as histórias serão con-

tadas, a forma como elas serão interpretadas são de gran-

de importância para quem está ouvindo, pois criamos uma

situação de sentir-se bem que pode auxiliar a despertar o

desejo em querer apreciar esses momentos de contato com

a leitura e com as contações de histórias, despertando para

um incentivo a leitura.

O ser humano é criador do seu conhecimento, é apren-

diz e sujeito do processo histórico em que vem sendo, sobre-

tudo pela mediação da linguagem, pronunciando a si e a seu

mundo com as palavras que vai aprendendo: primeiramente