XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2301
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS
FREIRIANOS E OUTROS TEÓRICOS
Marinela Rodriguez da Silva
1
Ligia Maria Botelho
2
Este relato decorre das experiências vivenciadas pelas
discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal
do Pampa – UNIPAMPA, na qual uma das discentes atuou na
Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança como
bolsista
do
Programa de Iniciação à Docência (Pibid)
2017
do
Subprojeto Pedagogia, área Letramento e Educação Infantil,
fomentado pela CAPES (Coordenação
de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior),e a outra discente é sócia da
escola particular de Educação Infantil Luluzinha, ambas as
escolas estão localizadas no município de Jaguarão/RS.
O objetivo deste trabalho é analisar e discutir como os
pressupostos freirianos podem ser recriados na Educação
da Infância considerando o fato que o desenvolvimento do
indivíduo se dá desde sua infância.
Acreditamos que, como futuras pedagogas, devemos
ter a preocupação com as práticas pedagógicas e as dis-
cussões referentes à Educação da Infância para podermos
formar indivíduos cooperativos e solidários, e também para
auxiliá-los na construção da autonomia e da identidade. Tal
construção se dará através das interações sociais que essa
criança irá vivenciar e que irão possibilitar a construção do
seu conhecimento, crenças e valores.
A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa
qualitativa, de caráter teórico e a observação das crianças
em sala de aula.
1
Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal
do Pampa – Campus Jaguarão, Rio Grande do Sul;
marisilvaunipampa2015@ gmail.com2
Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Fede-
ral do Pampa – Campus Jaguarão, Rio Grande do Sul;
ligiamedeiros2010@ hotmail.com