2302
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Ser livre, ter acesso a liberdade é uma condição huma-
na. Quando as pessoas perdem a liberdade por causa de um
sistema opressor e pelas desigualdades sociais elas acabam
sendo privadas de seus direitos básicos de existência. Ao
pensarmos na educação das crianças e nas infâncias de di-
ferentes classes sociais faz com que haja uma reflexão sobre
o cuidado, a atenção e as formas de atendimento que vem
sendo oferecidas a essa parcela da população no decorrer
da história e também a respeito das concepções de ser hu-
mano, de mundo e da existência desse ser, que engloba es-
sas crianças, essas infâncias.
Ao refletirmos sobre essa perspectiva, faz com que
tenhamos que entender como as crianças vem sendo edu-
cadas, para que possam desenvolver sua autonomia e con-
sigam ter suas ideias e suas expressões respeitadas.
Na obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire é
possível encontrarmos alguns elementos significativos que
possam ser utilizados para pensarmos as infâncias, princi-
palmente as das classes populares, pois ele foi um dos pre-
cursores da educação voltada para as classes ditas popula-
res e grande conhecedor da realidade brasileira.
Freire incitou muitas discussões a respeito da liber-
dade das pessoas e defendeu que a Educação é um direito
de todos os cidadãos, é um processo de humanização, uma
vocação para ser mais. Nos escritos do autor, essa vocação
vem sendo negada através da injustiça, da opressão, da ex-
ploração e da violência dos que oprimem, mas porém se-
gundo Freire (2005, p.32) esse direito vem afirmando-se no
“anseio de liberdade, de justiça, de luta dos oprimidos, pela
recuperação de sua humanidade roubada”. Diante disso,
podemos dizer que, as crianças também não são conside-
radas como seres humanos e acabam vivendo esse período
da vida como seres sem humanidade até que passem a ter
condições de fazer parte da vida adulta.
Portanto, os pressupostos teóricos de Paulo Freire são
muito significativos para pensarmos na condição das crianças
na infância. Isso porque as crianças têm a oportunidade de