XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2305
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
CRIANÇAS E INFÂNCIAS
MARCADAS POR DINÂMICAS NAS
RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS
Ana Sebastiana Monteiro Ribero
1
Renata Cristina de L.C.B. Nascimento
2
Este trabalho é resultante de um estudo colaborati-
vo realizado no PPGEdu da Unisinos e apresenta algumas
problematizações acerca da compreensão das ciências a
respeito das infâncias. Elege como lente teórica/analítica
a Sociologia da Infância e conta com a sustentação teóri-
ca dos autores: JulieDelalande (2011); Natália Fernandes
(2016), Altino José Martins Filho (2011); Prout (2004, 2010);
Jens Qvortrup (2011); Manoel Sarmento (2004, 2017) Sar-
mento e Pinto (1997), Paulo Freire (1996, 2005) e Jucirema
Quinteiro (2002). O texto foi construído por meio de uma
análise documental a qual nos permitiu conhecer os cami-
nhos que estão sendo seguidos para compreender a criança
como categoria social e o modo como se constituem como
construtoras de sentido da vida na infância. Este artigo foi
construído levando em consideração: a) Compreensão de
infância; b) A criança sob um olhar renovado das ciências e;
c) Suas interfaces. Ao final deste trabalho verificamos que
as relações da criança com outras crianças e com os adultos
são marcadas por dinâmicas nas relações sociais e culturais
e devem ser levadas em consideração nas escolas. Também,
reconhecemos que as crianças, embora ainda silenciadas na
escola e em outros ambientes, têm muito a dizer sobre o
mundo, conhecimento este que não fazia parte em meados
do século passado, do ideário pedagógico.
Palavras-chave
: Criança. Infância. Relações sociais. Relações
culturais.
1
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação/Educação da Universidade
do Vale do Rio dos Sinos/São Leopoldo/RS –
anamonri@hotmail.com2
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação/Educação da Universidade
do Vale do Rio dos Sinos/São Leopoldo/RS –
cintraprof@unemat.br