Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2305 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2305 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2305

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

CRIANÇAS E INFÂNCIAS

MARCADAS POR DINÂMICAS NAS

RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS

Ana Sebastiana Monteiro Ribero

1

Renata Cristina de L.C.B. Nascimento

2

Este trabalho é resultante de um estudo colaborati-

vo realizado no PPGEdu da Unisinos e apresenta algumas

problematizações acerca da compreensão das ciências a

respeito das infâncias. Elege como lente teórica/analítica

a Sociologia da Infância e conta com a sustentação teóri-

ca dos autores: JulieDelalande (2011); Natália Fernandes

(2016), Altino José Martins Filho (2011); Prout (2004, 2010);

Jens Qvortrup (2011); Manoel Sarmento (2004, 2017) Sar-

mento e Pinto (1997), Paulo Freire (1996, 2005) e Jucirema

Quinteiro (2002). O texto foi construído por meio de uma

análise documental a qual nos permitiu conhecer os cami-

nhos que estão sendo seguidos para compreender a criança

como categoria social e o modo como se constituem como

construtoras de sentido da vida na infância. Este artigo foi

construído levando em consideração: a) Compreensão de

infância; b) A criança sob um olhar renovado das ciências e;

c) Suas interfaces. Ao final deste trabalho verificamos que

as relações da criança com outras crianças e com os adultos

são marcadas por dinâmicas nas relações sociais e culturais

e devem ser levadas em consideração nas escolas. Também,

reconhecemos que as crianças, embora ainda silenciadas na

escola e em outros ambientes, têm muito a dizer sobre o

mundo, conhecimento este que não fazia parte em meados

do século passado, do ideário pedagógico.

Palavras-chave

: Criança. Infância. Relações sociais. Relações

culturais.

1

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação/Educação da Universidade

do Vale do Rio dos Sinos/São Leopoldo/RS –

anamonri@hotmail.com

2

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação/Educação da Universidade

do Vale do Rio dos Sinos/São Leopoldo/RS –

cintraprof@unemat.br