Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2309 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2309 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2309

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

ENTRE PALAVRAS E CONTAÇÕES DE

HISTÓRIAS UM UNIVERSO ENCANTADO:

LENDO O MUNDO E AUTO(TRANS)

FORMANDO REALIDADES

Angela Maria Ribas Hermes

1

Carolina ZassoPigatto

2

Caroline da Silva dos Santos

3

Palavras-chave:

Contação de histórias. Escuta sensível. Diá-

logo. Crianças.

INICIANDO O DIÁLOGO

A palavra une a impressão visível com a coisa in-

visível, com a coisa ausente, com a coisa desejada

ou temida, como uma frágil ponte improvisada

estendida sobre o vazio. Por isso, para mim o uso

justo da linguagem é o que permite aproximar-se

das coisas (presentes ou ausentes) com discrição

e atenção e cautela, com o respeito àquilo que as

coisas (presentes ou ausentes) comunicam sem pa-

lavras (CALVINO, in. NARANJO, 2013, p. 7).

Começamos este diálogo com esta citação, pois acre-

ditamos, assim como Ítalo Calvino, na palavra como algo

que une o que pode ser visto, com o que não é visível aos

olhos, e por respeitarmos o que as crianças, jovens e adultos

comunicam sem palavras e por isso, potencializamos cada

gesto, sentimento, escutando aqueles que desfrutam co-

nosco as contações de histórias.

Citar jovens e adultos se faz necessário, pois o projeto

vem em desenvolvimento desde 2007, com o título “Projeto

1

Professora de Educação Básica. Pedagoga. Mestranda em Educação. Uni-

versidade Federal de Santa Maria. E-mail:

angelaribash@gmail.com

2

Professora de Educação Básica. Pedagoga, Mestre em Educação. Universi-

dade Federal de Santa Maria. E-mail:

carolzpigatto@hotmail.com

3

Professora da Educação Básica. Pedagoga, Mestre em Educação. Universi-

dade Federal de Santa Maria. E-mail:

carolinesantosvalim@gmail.com