XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2309
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
ENTRE PALAVRAS E CONTAÇÕES DE
HISTÓRIAS UM UNIVERSO ENCANTADO:
LENDO O MUNDO E AUTO(TRANS)
FORMANDO REALIDADES
Angela Maria Ribas Hermes
1
Carolina ZassoPigatto
2
Caroline da Silva dos Santos
3
Palavras-chave:
Contação de histórias. Escuta sensível. Diá-
logo. Crianças.
INICIANDO O DIÁLOGO
A palavra une a impressão visível com a coisa in-
visível, com a coisa ausente, com a coisa desejada
ou temida, como uma frágil ponte improvisada
estendida sobre o vazio. Por isso, para mim o uso
justo da linguagem é o que permite aproximar-se
das coisas (presentes ou ausentes) com discrição
e atenção e cautela, com o respeito àquilo que as
coisas (presentes ou ausentes) comunicam sem pa-
lavras (CALVINO, in. NARANJO, 2013, p. 7).
Começamos este diálogo com esta citação, pois acre-
ditamos, assim como Ítalo Calvino, na palavra como algo
que une o que pode ser visto, com o que não é visível aos
olhos, e por respeitarmos o que as crianças, jovens e adultos
comunicam sem palavras e por isso, potencializamos cada
gesto, sentimento, escutando aqueles que desfrutam co-
nosco as contações de histórias.
Citar jovens e adultos se faz necessário, pois o projeto
vem em desenvolvimento desde 2007, com o título “Projeto
1
Professora de Educação Básica. Pedagoga. Mestranda em Educação. Uni-
versidade Federal de Santa Maria. E-mail:
angelaribash@gmail.com2
Professora de Educação Básica. Pedagoga, Mestre em Educação. Universi-
dade Federal de Santa Maria. E-mail:
carolzpigatto@hotmail.com3
Professora da Educação Básica. Pedagoga, Mestre em Educação. Universi-
dade Federal de Santa Maria. E-mail:
carolinesantosvalim@gmail.com