XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
res, pensamentos e atitudes, além de constituir o amor e
o encantamento pela literatura. Devido aos aspectos men-
cionados o projeto “
Hora do Conto: lendo a palavra e
auto(trans)formando realidades
” tem como principais
objetivos, possibilitar o desenvolvimento da imaginação e
da criatividade, através de espaços movidos pelo diálogo,
escuta, socialização de vivências e conhecimento de mundo
dos adultos e das crianças.
A experiência proporcionada pelo projeto Hora do
Conto nos ajuda a compreender como é essencial para a
criança, desde o início da sua vida escolar, estar constan-
temente em contato com os livros e o prazer que a leitu-
ra produz. Principalmente nos dias atuais, este contato não
deve ocorrer de maneira tradicional, mas sim através de um
ensino inovador, capaz de não seguir os moldes de uma
metodologia que preza o professor como o transmissor de
conhecimentos absolutos e as crianças como meros recep-
tores passivos. É preciso um planejamento que contenha
dinâmicas ligadas ao universo infantil e que proporcione
diversão, criação e inclusão, aspectos sempre considerados
pelo grupo durante a escolha das histórias trabalhadas.
A partir da leitura e discussões proporcionadas pelos
livros de Paulo Freire, entendemos a necessidade das histó-
rias infantis estarem relacionadas com os contextos em que
vivem as crianças e os jovens.
A leitura do mundo precede
à
leitura da palavra,
daí que a posterior leitura desta não possa prescin-
dir da continuidade da leitura daquela linguagem
e realidade se prendem dinamicamente. A com-
preensão do texto a ser alcançada por sua leitura
crítica implica a percepção das relações entre o tex-
to e o contexto (FREIRE, 2011, p.19-20)
Nesse sentido, através da leitura do mundo particular
e coletivo dos sujeitos, torna-se possível ler e compreender
as palavras significativas com criticidade e não através de
atos mecânicos. O autor afirma que os processos de leitu-
ra da palavra e do mundo precisam comprometer-se com