2314
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A importância do espaço onde as histórias são con-
tadas, a forma como elas são interpretadas são de grande
importância para quem está ouvindo, pois criamos uma si-
tuação de sentir-se bem que pode auxiliar a despertar o de-
sejo em querer apreciar esses momentos de contato com a
leitura e com as contações de histórias, despertando para
um incentivo à leitura.
PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS
Seguindo a perspectiva de que “a leitura do mundo
precede sempre à leitura da palavra e a leitura desta impli-
ca a continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 2011, P. 29),
o projeto “
Hora do Conto: lendo a palavra e auto(trans)
formando realidades
” busca, a partir de histórias infantis-
propiciar,às crianças, a oportunidade de expressarem e (re)
construírem-se como pessoas no mundo.
Por suas ações, o projeto se configura como atividade
de extensão, porém compreendemos que, para além da ex-
tensão, a “Hora do Conto” atinge pressupostos de pesquisa,
pois, supõe uma forma de ação planejada de caráter social,
educacional, que possibilita as crianças, jovens e adultos,
aguçar sua imaginação, suas relações de pessoas no mundo
e com ele.
Pensar nas diversas formas, em que o projeto vem se
constituindo como espaço de partilha, de estar com o outro,
ele tem nos mostrado que as atividades de extensão são de
suma importância para as gentes que conosco caminham e
fazem a caminhada do projeto “Hora do conto”, um cami-
nhar com os outros.
Para Girardello, “Só por isso, já faria muito sentido
abrir e manter aberto o espaço para as histórias nas escolas,
pois o estímulo narrativo é um dos mais poderosos hormô-
nios da imaginação” (2014, p.10). Que possamos continuar
sendo este espaço no qualas contações de histórias agucem
a imaginação, o amor, o compartilhamento de histórias, de
narrativas de pessoas que no mundo estão e querendo ser