2316
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sobre o sentir, nascer e ter esperança, pois sentimos juntos e
com as crianças experiências que ficaram, para sempre, co-
nosco, renascemos, pois nos reinventamos enquanto conta-
dores de histórias, e podemos ter certeza de que nascemos a
cada dia em que nos encontramos com elas e eles.
Sendo assim, ainda presenciamos a esperança de estar
com os outros em sintonia pensando em uma forma dife-
rente de estar no mundo e com ele, pensando em nosso
sentir /agir, o que nos motiva a seguir em frente junto aou-
tras crianças no próximo ano.
Nas ações desenvolvidas pelo projeto de extensão
“Hora do Conto”, buscamos demonstrar o quanto é relevan-
te o desenvolvimento das contações de histórias para crian-
ças, jovens e adultos pois, por meio da literatura e atividades
lúdicas, possibilitamos um ambiente de encontros, diálogos,
afetividade e amorosidade, sempre com muita criatividade
e criticidade.
No decorrer deste ano, pode-se perceber como foi
significativo proporcionar espaços onde crianças puderam
contar suas histórias, “dizer a sua palavra” e, nesses momen-
tos, ter com quem compartilhar suas diversas formas de lin-
guagem, emoções, para assim sentirem-se mais valorizadas.
Diante disso, estimamos a continuidade do projeto
em 2018, com a possibilidade de retomarmos às atividades
em contextos em que já desenvolvemos ações. Também,
para que acadêmicas(o) e professores(as) possam se envol-
ver cada vez mais, acreditando na prática pedagógica-filo-
sófica que faz uso das contações de histórias e na possi-
bilidade de a partir dessas, modificar ou ao menos apon-
tar caminhos para (re)construir a realidade em que muitas
crianças, jovens e adultos estão inseridas.
REFERÊNCIAS
CHIZZOTTI, A.
Pesquisa em Ciências humanas e sociais
.
São Paulo: Cortez, 2006.
CRAIDY, C. M. KAERCHER, G. E.
Educação infantil
: para que
te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.