Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2315 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2315 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2315

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

mais, se encontram, dialogam e assim se constituem como

gente no mundo e com ele.

Diante disso, o projeto caracteriza-se como uma pes-

quisa qualitativa e sobre isso Chizzotti explica que,

(...) parte do fundamento de que há uma relação

dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma in-

terdependência viva entre o sujeito e o objeto, um

vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a

subjetividade do sujeito. (2006, p. 79).

Ainda, constitui-se como uma pesquisa-ação, pois se

entende que, “a pesquisa-ação se propõe a uma ação deli-

berada visando uma mudança no mundo real” (CHIZZOTTI,

2006 p.100) e isso ocorre por meio de observações parti-

cipantes e diálogos reflexivos, numa perspectiva de ações

proativas.

Nesse sentido, as ações foram realizadas com meni-

nos e meninas, de oito meses a seis anos em uma escola de

Educação Infantil e uma escola de Ensino Fundamental. Os

encontros ocorreram quinzenalmente. Paralelamente, acon-

teceram reuniões com todos os professores/contadores com

a finalidade de dialogar e refletir sobre as práticas desenvol-

vidas no projeto, além da importância destas para todos os

sujeitos envolvidos. Foram analisados também o percurso

que iríamos constituir no decorrer do ano, nos momentos

que seriam socializados posteriormente que fortaleceram as

práticas e também nos levaram a pensar em cada momento,

tanto de formação quanto de prática com as crianças.

PARA SEGUIRMOS A PENSAR NAS CONTAÇÕES...

Vida - Sentir, nascer, ter espe-

rança de que alguém é alguém. (NA-

RANJO, 2013, p.122).

Terminamos a escrita deste texto com mais um excerto

do livro de Javier Naranjo, com a fala de uma criança definin-

do o que seria VIDA. Ao mesmo tempo que nos perguntamos