XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2315
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
mais, se encontram, dialogam e assim se constituem como
gente no mundo e com ele.
Diante disso, o projeto caracteriza-se como uma pes-
quisa qualitativa e sobre isso Chizzotti explica que,
(...) parte do fundamento de que há uma relação
dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma in-
terdependência viva entre o sujeito e o objeto, um
vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a
subjetividade do sujeito. (2006, p. 79).
Ainda, constitui-se como uma pesquisa-ação, pois se
entende que, “a pesquisa-ação se propõe a uma ação deli-
berada visando uma mudança no mundo real” (CHIZZOTTI,
2006 p.100) e isso ocorre por meio de observações parti-
cipantes e diálogos reflexivos, numa perspectiva de ações
proativas.
Nesse sentido, as ações foram realizadas com meni-
nos e meninas, de oito meses a seis anos em uma escola de
Educação Infantil e uma escola de Ensino Fundamental. Os
encontros ocorreram quinzenalmente. Paralelamente, acon-
teceram reuniões com todos os professores/contadores com
a finalidade de dialogar e refletir sobre as práticas desenvol-
vidas no projeto, além da importância destas para todos os
sujeitos envolvidos. Foram analisados também o percurso
que iríamos constituir no decorrer do ano, nos momentos
que seriam socializados posteriormente que fortaleceram as
práticas e também nos levaram a pensar em cada momento,
tanto de formação quanto de prática com as crianças.
PARA SEGUIRMOS A PENSAR NAS CONTAÇÕES...
Vida - Sentir, nascer, ter espe-
rança de que alguém é alguém. (NA-
RANJO, 2013, p.122).
Terminamos a escrita deste texto com mais um excerto
do livro de Javier Naranjo, com a fala de uma criança definin-
do o que seria VIDA. Ao mesmo tempo que nos perguntamos