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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da instância, todas as “pessoas grandes” (GOELZER, 2014),

em especial a equipe de apoio ao trabalho pedagógico. O

referencial teórico utilizado nas reflexões é, principalmente,

o referencial freireano (FREIRE, 2002; 2011), que aponta o

saber escutar como um saber necessário à prática educati-

va, articulado com outros referencias, como Rinaldi (2012)

e Goelzer et al (2015) que também apontam a importância

da escuta às crianças na Educação Infantil, e Campos e Ro-

semberg (2009) que escrevem sobre os direitos das crianças.

As análises realizadas apontam para a escuta como princí-

pio fundamental para a elaboração das propostas a serem

desenvolvidas com as crianças na UEIIA, uma vez que esta

revela e acolhe as necessidades, os interesses e as curiosi-

dades das crianças, valorizando-as em suas singularidades,

como sujeitos sócio-histórico-político-culturais.

Palavras-chave:

Educação Infantil. Escuta. Trabalho

Pedagógico.

SOBRE O LEGADO DE PAULO FREIRE E SUAS

CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL,

EM ESPECIAL PARA A UNIDADE DE EDUCAÇÃO

INFANTIL IPÊ AMARELO

Atuar em uma Unidade de Educação Infantil, exercendo

a função que for, é sempre um convite ao maravilhamento,

pois é impossível conviver com as crianças e não se maravi-

lhar com elas, não atentar para as suas singularidades, para a

sua beleza, para a sua capacidade de imaginação e criação, e

para a sua curiosidade que salta aos olhos. As crianças encan-

tam, todos os dias, tanto aqueles que estão muito próximo a

elas, quanto aqueles que não estão tão próximos assim, mas

que mesmo longe estão sempre por perto.

Estar com as crianças é este convite ao maravilhamen-

to, mas é também um desafio, especialmente para os pro-

fessores e equipe de apoio pedagógico que atuam com elas

diariamente, e que têm o prazer e o compromisso de acom-

panhá-las em seu processo educativo.