2320
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da instância, todas as “pessoas grandes” (GOELZER, 2014),
em especial a equipe de apoio ao trabalho pedagógico. O
referencial teórico utilizado nas reflexões é, principalmente,
o referencial freireano (FREIRE, 2002; 2011), que aponta o
saber escutar como um saber necessário à prática educati-
va, articulado com outros referencias, como Rinaldi (2012)
e Goelzer et al (2015) que também apontam a importância
da escuta às crianças na Educação Infantil, e Campos e Ro-
semberg (2009) que escrevem sobre os direitos das crianças.
As análises realizadas apontam para a escuta como princí-
pio fundamental para a elaboração das propostas a serem
desenvolvidas com as crianças na UEIIA, uma vez que esta
revela e acolhe as necessidades, os interesses e as curiosi-
dades das crianças, valorizando-as em suas singularidades,
como sujeitos sócio-histórico-político-culturais.
Palavras-chave:
Educação Infantil. Escuta. Trabalho
Pedagógico.
SOBRE O LEGADO DE PAULO FREIRE E SUAS
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL,
EM ESPECIAL PARA A UNIDADE DE EDUCAÇÃO
INFANTIL IPÊ AMARELO
Atuar em uma Unidade de Educação Infantil, exercendo
a função que for, é sempre um convite ao maravilhamento,
pois é impossível conviver com as crianças e não se maravi-
lhar com elas, não atentar para as suas singularidades, para a
sua beleza, para a sua capacidade de imaginação e criação, e
para a sua curiosidade que salta aos olhos. As crianças encan-
tam, todos os dias, tanto aqueles que estão muito próximo a
elas, quanto aqueles que não estão tão próximos assim, mas
que mesmo longe estão sempre por perto.
Estar com as crianças é este convite ao maravilhamen-
to, mas é também um desafio, especialmente para os pro-
fessores e equipe de apoio pedagógico que atuam com elas
diariamente, e que têm o prazer e o compromisso de acom-
panhá-las em seu processo educativo.