Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2326 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2326 / 2428 Next Page
Page Background

2326

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cesso de formação continuada dos professores que traba-

lham com as crianças.

A partir da prática desenvolvida, articulada aos es-

tudos, rodas de conversas e debates que são organizados

dentro da Unidade, os professores da UEIIA compreendem

a necessidade de ter diariamente em seu trabalho pedagó-

gico uma escuta às crianças para que se possa respeitar e

atender as necessidades/curiosidades/demandas determi-

nadas pela realidade e pelas especificidades das crianças,

o que requer sensibilidade e humildade por parte dos pro-

fessores.

Através da observação, a professora, no primeiro

momento, procura compreender o que está sendo viven-

ciado pelas crianças, a constituição do grupo, as relações

estabelecidas entre elas, as interações com os diferentes

materiais, entre outras relações. Nesse contexto, partimos

sempre da premissa de que a criança é um sujeito sócio-

-histórico-político-cultural, cidadão de direitos que traz

consigo sua história pessoal e suas culturas familiares, con-

forme destaca Campos; Rosemberg (2009). Freire (2002, p.

66), nesse sentido, lembra-nos de que as professoras “[...]

precisam saber o que se passa no mundo das crianças com

quem trabalham. O universo de seus sonhos, a linguagem

com que se defendem, manhosamente, da agressividade

de seu mundo. O que sabem e como sabem independen-

temente da escola.” Ao observarmos o contexto escolar

é notório que a criança constrói com seus pares, produ-

zindo e partilhando uma cultura da infância, constituída

por ideias, valores e formas específicas de compreensão

da realidade.

Nesse sentido, a partir da observação, da escuta e do

diálogo com as crianças, é possível perceber suas curiosi-

dades, percepções e explorações. A professora inclui no

planejamento as demandas da turma, os diálogos entre as

crianças, suas brincadeiras favoritas, as suas curiosidades,

as diferentes formas de expressão. Assim, o docente tem

o papel fundamental de ampliar progressivamente as dife-