2326
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cesso de formação continuada dos professores que traba-
lham com as crianças.
A partir da prática desenvolvida, articulada aos es-
tudos, rodas de conversas e debates que são organizados
dentro da Unidade, os professores da UEIIA compreendem
a necessidade de ter diariamente em seu trabalho pedagó-
gico uma escuta às crianças para que se possa respeitar e
atender as necessidades/curiosidades/demandas determi-
nadas pela realidade e pelas especificidades das crianças,
o que requer sensibilidade e humildade por parte dos pro-
fessores.
Através da observação, a professora, no primeiro
momento, procura compreender o que está sendo viven-
ciado pelas crianças, a constituição do grupo, as relações
estabelecidas entre elas, as interações com os diferentes
materiais, entre outras relações. Nesse contexto, partimos
sempre da premissa de que a criança é um sujeito sócio-
-histórico-político-cultural, cidadão de direitos que traz
consigo sua história pessoal e suas culturas familiares, con-
forme destaca Campos; Rosemberg (2009). Freire (2002, p.
66), nesse sentido, lembra-nos de que as professoras “[...]
precisam saber o que se passa no mundo das crianças com
quem trabalham. O universo de seus sonhos, a linguagem
com que se defendem, manhosamente, da agressividade
de seu mundo. O que sabem e como sabem independen-
temente da escola.” Ao observarmos o contexto escolar
é notório que a criança constrói com seus pares, produ-
zindo e partilhando uma cultura da infância, constituída
por ideias, valores e formas específicas de compreensão
da realidade.
Nesse sentido, a partir da observação, da escuta e do
diálogo com as crianças, é possível perceber suas curiosi-
dades, percepções e explorações. A professora inclui no
planejamento as demandas da turma, os diálogos entre as
crianças, suas brincadeiras favoritas, as suas curiosidades,
as diferentes formas de expressão. Assim, o docente tem
o papel fundamental de ampliar progressivamente as dife-