XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2329
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
ações, interações, criatividade e ludicidade. Evidencia-se,
dessa forma, o papel do professor de Educação Infantil ao
fazer valer esta escuta, o que possibilita que as crianças vi-
venciem o máximo de experiências partindo do seu repertó-
rio, indagações e questionamentos, permitindo ampliar seus
conhecimentos sobre o mundo.
NÃO HÁ CONCLUSÃO... PORQUE AS CRIANÇAS
PRECISAM, DEVEM E MERECEM SER ESCUTADAS,
SEMPRE!
Compreendemos, a partir dos estudos realizados na
UEIIA ao longo dos últimos anos, que a escuta às crianças de
0 a 5 anos não se constitui tarefa fácil, mas que é uma tare-
fa necessária se nos comprometemos (e sim, devemos nos
comprometer, as crianças necessitam de educadores com-
prometidos!) com um trabalho qualificado, que atenda aos
interesses, necessidades e curiosidades das crianças. Com-
preendemos que nosso papel na Educação Infantil é, com
base nessa escuta, qualificar os processos de aprendizagem
e de desenvolvimento das crianças, de modo a valorizar seus
processos criativos, imaginativos, autônomos, enfim, sua au-
toria em seu percurso sócio-histórico-político-cultural.
A partir dos estudos e das reflexões realizadas, com-
preendemos que na UEIIA esse processo de escuta às crian-
ças é constante, sendo ele que nos permite organizar os
planejamentos, as propostas que levaremos como desafios
às crianças. Muito embora a equipe que atua no apoio ao
trabalho pedagógico desenvolvido não esteja diariamente
com as crianças ou nas turmas onde os professores atuam,
diariamente nos espaços de diálogo, de estudos e ao acom-
panhar a prática dos professores, aprende-se muito sobre e
com as crianças, sobre a importância dessa escuta e sobre
como valorizar e apoiar o percurso de cada criança na Edu-
cação Infantil.
A prática realizada nesse contexto nos mostra que é
impossível realizar qualquer prática educativa que não es-
cute com atenção seus principais protagonistas, pois faz-