XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2333
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO
INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS
Caroline Gonçalves Chaves
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Palavras-chave:
Educação Infantil; Pedagogia; infância.
Porto Alegre, 02 de abril de 2018.
Prezados colegas do XX Fórum de Estudos: Leituras de
Paulo Freire,
Bom Dia!
Venho através desta carta versar sobre alguns apon-
tamentos da relação Educação Infantil e Paulo Freire que
podem passar despercebidos. Os conhecimentos proferidos
por Paulo Freire são cabais e incontestáveis, disso temos
certeza. Suas aplicações na Educação Infantil, contudo, são
nem tanto discutidas quanto os saberes designados a e pro-
feridos por educandos da EJA, por exemplo. Assim, faz-se
libertador e crucial reconhecer Freire como educador res-
ponsável por tornar a Educação Infantil mais humana e mais
palpável, concordam?
Sobre a prática docente, Freire explana em Pedago-
gia da Tolerância (1995) sobre a luta de mudar, que é difícil,
porém, não impossível. Mudar a compreensão de mundo,
acreditar na boniteza, se reinventar e se tornar um professor
mais preocupado com a realidade de seus alunos, um pro-
fessor-propulsor – um termo que faz referência à Real e Cor-
bellini (2017) – também na Educação Infantil, é necessário.
Quando reconhecemos as crianças pequenas como deten-
toras de saberes importantes, como sujeitos de direitos e de
habilidades tão significativas quanto às de jovens ou adul-
tos, quando os enxergamos como capazes de aprender e de
ensinar desde seus nascimentos, estamos sendo
freireanos
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Pedagoga. Cursista de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da
Informação e Comunicação (TICs) na Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS). E-mail:
carolinegch@gmail.com